Deputados do PS e PSD criticam cancelas na Arrábida

Os deputados eleitos pelo distrito, Bruno Vitorino e Maria Luís Albuquerque (PSD) e  Eurídice Pereira (PS), acompanhados por diversos autarcas de Setúbal, do BE, PS e PSD, visitaram, a 27 de Julho, a praia da Figueirinha, na Arrábida, a convite do grupo de cidadãos que se intitula “Praia na Praça” https://www.facebook.com/groups/404130396721763/ , tendo em vista permitir que os representantes a nível nacional e local vissem no terreno o impacto das medidas implementadas recentemente pela Câmara Municipal de Setúbal, quer para os habitantes da região quer para os turistas.

Em causa estão medidas como a instalação de cancelas entre Figueirinha e Creiro, interditando o trânsito neste troço de acesso às praias de Galapos e Galapinhos, entre as 07h00 e as 20h00, até 30 de Setembro, e o estacionamento pago no parque da Figueirinha.

O deputado Bruno Vitorino,  declarou ser contra proibições e bloqueios por uma questão de princípio. Sendo um assíduo frequentador destas praias desde criança, compreende a apreensão dos utentes e concessionários, que ele próprio sente. Ao longo desta visita pode agora reparar que quem chega do vaivém do Creiro, tem de descer na Figueirinha e colocar-se no final duma fila já constituída e voltar a aguardar ao sol por novo transporte, que muitas vezes enche deixando passageiros em terra, esperando pelo próximo autocarro. O que lhe pareceu ser dissuasor da frequência destas praias, “principalmente para famílias e idosos”, acrescentou”.

Já a deputada Eurídice Pereira, disse que “identifico um único denominador comum consensual nesta situação: o reconhecimento de que as coisas não podiam continuar como estavam”, mas “as respostas encontradas padecem de excessos, mesmo de algum fundamentalismo”.

“As cancelas parecem-nos serem barreiras incompreensíveis”, frisou Eurídice Pereira, acrescentando que “a regulação não deve ser feita com ‘muros’. Apelamos ao bom senso de modo a poderem ser encontradas soluções mais compreensivas e eficazes. Aliás, soluções que beneficiem os cidadãos que querem viver a Arrábida e as suas praias e que não troquem as voltas aos concessionários a meio do jogo. Aqueles apoios de praia são o ganha pão daquelas famílias e tememos que desesperem”.

“Com espírito de diálogo e cooperação penso que se afinam boas soluções. Desejamos que exista disponibilidade para isso. Iremos, no âmbito da actividade parlamentar, apurar como podemos colaborar”, concluiu.

Os vereadores Fernando José e Nuno de Carvalho também se pronunciaram recordando que o corte da via não foi submetido à Assembleia Municipal de Setúbal e que, tanto os representantes do “Praia na praça” como o próprio vereador social democrata, ainda continuam a aguardar que lhes seja dada a consulta aos documentos solicitados em Junho, nomeadamente: as cartas de risco da serra da Arrábida, o plano de emergência da zona, o contrato de concessão com os TST e os acordos com o Alegro e a Secil para cedência dos parques.

A visita à cancela da Figueirinha foi ainda acompanhada pelos autarcas de Setúbal, Carlos Branco (BE), Ana Espada Pereira (PS), Pedro Vieitas (PSD), Costa Ferreira (PSD), Carla Vilhena (PSD).