Setúbal

D. Américo Aguiar encontra-se pela primeira vez com clero da Diocese de Setúbal

O Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, encontrou-se pela primeira vez com o clero diocesano, a 31 de outubro, no Seminário de Almada. O novo pastor da diocese ficou a conhecer os rostos e os nomes dos padres e diáconos que exercem o seu ministério na Diocese de Setúbal e disse que o caminho a fazer na diocese será em conjunto com todos, na diversidade dos carismas e sensibilidades que a compõem.

“Este era o meu encontro mais desejado – afirmou D. Américo Aguiar – mas é só um primeiro encontro pois quero visitar cada um de vós, saber onde vivem e como vivem e ter consciência da vossa vida e das vossas situações. Trago comigo esta preocupação: que cada um de vós não se sinta sozinho nos caminhos e desafios que tem pela frente”.

Formulando o desejo de fazer um caminho conjunto com todos, o Bispo diocesano lembrou alguns marcos para os próximos anos da Diocese de Setúbal, nomeadamente os 50 anos da diocese, em 2025, coincidindo com o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco.

“Tenho consciência das expectativas, mas sei que sou igual a todos os outros. Não quero construir castelos e não farei nada que não seja possível fazermos juntos, cada um com a sua identidade e o seu carisma, para converter as quase 900 mil pessoas que habitam neste território. E vamos fazê-lo de acordo com os sonhos de cada homem e mulher desta comunidade diocesana, para que nada seja desencarnado da vida das pessoas”, disse ainda D. Américo Aguiar ao clero.

O Bispo diocesano sublinhou, também, a necessidade de acompanhar os jovens neste momento após a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 tendo como horizonte a JMJ em Seul 2027: “Temos de cuidar da herança da JMJ e escutar os jovens – todos, dentro e fora dos ambientes eclesiais – para saber o que querem e como podemos concretizar os sonhos de Deus na realidade da nossa diocese. Temos de ter disponibilidade para os jovens, caminhar com eles e ter um espírito criativo para que a Igreja seja um espaço onde se possam dirigir e sentir amados”.

Referindo-se ao Sínodo sobre a Sinodalidade, que tem a sua assembleia conclusiva em outubro de 2024, D. Américo Aguiar afirmou que o relatório de síntese da primeira Assembleia Sinodal, que acabou de ser publicado, será importante para o caminho diocesano e ressalvou que o mais importante é “assumir e inculturar o modo sinodal de ser Igreja em todas as decisões e atitudes”.

O próximo encontro de D. Américo Aguiar com o com o clero diocesano ficou agendado para o dia 12 de dezembro, data em que celebra o seu 50.º aniversário natalício.

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

15 minutos ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

16 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

1 dia ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago