“Corcunda de Notre Dame” esgota Fórum Municipal Luísa Todi

O Fórum Municipal Luísa Todi encheu ontem à noite, dia 3 de Fevereiro, para assistir à estreia “O Corcunda de Notre Dame”, a nova produção do GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico , companhia de teatro de Setúbal que tem registado grandes sucessos nos últimos anos.

A peça que conta com 21 elementos em palco, entre actores e figurantes, é um hino contra a desigualdade e discriminação, neste caso a comunidade cigana, com uma mensagem de esperança de um mundo melhor. Inspirado num dos maiores clássicos de Victor Hugo, decorre na Paris medieval, em 1483, durante uma perseguição a um grupo de ciganos, pelo austero juiz da justiça do reino Frollo.

Com adaptação e encenação de Miguel Assis (também actor), conta a história de Quasimodo (cordunda), o sineiro de Notre Dame, da cigana Esmeralda, do Capitão Febo e de uma trupe de artistas saltimbancos, num espectáculo com boas interpretações, excelente cenografia e figurinos.

Após grandes sucessos como “O Quebra-Nozes” e o “O Principezinho”, com obtenção de prémios nacionais e internacionais, esta nova produção elevou a fasquia, sendo o melhor espectáculo do GATEM.

O musical, em forma de opereta, é interpretado por Ruben Rodrigues, Cláudio Pinela, Luís Filipe Estrela, Miguel Assis, Céu Campos, Jessica Ricardo, Tiago Muleta, Diogo Leiria, Luís Candeias e Raquel Luz.

De salientar as interpretações de Cláudio Pinela, com a personagem do malvado juiz, e de Raquel Cruz, da cigana que encanta o capitão e mostrou ser a revelação da companhia.

No final do espectáculo, Ricardo Cardoso, responsável pela companhia juntamente com Céu Campos, agradeceu a “todos aqueles que apaixonadamente têm ajudado a companhia, neste caminho de cultural local e ao mesmo tempo nos palcos deste país”. “São pessoas boas”, disse, agradecendo os apoios das câmaras municipais de Setúbal e Palmela e da Cáritas Diocesana de Setúbal, que “faz o gigantesco favor de albergar a companhia no Centro Social de Nossa Senhora da Paz, onde a companhia prepara as suas produções”.

Ricardo Cardoso agradeceu ainda ao público para ver os espectáculos da companhia. “Sem o público a GATEM nada seria”, disse.

Após a estreia, há novas sessões para o público em geral nos dias:

  • 4 de Fevereiro, domingo, às 15h00 e às 17h30;
  • 13 de Fevereiro, terça-feira de Carnaval, às 17h00, com desconto de 50 por cento para os espectadores que aparecerem mascarados.

Nos dias 7 e 8 de Fevereiro, as sessões são dirigidas a grupos escolares, com reservas através dos contactos telefónicos 965 051 347 ou 265 522 127.