Convento de Jesus reabre a 18 de Maio em Setúbal

As obras de requalificação do Convento de Jesus e zona envolvente vão ser inauguradas a 18 de Maio, Dia Internacional do Museus.

A segunda fase de intervenções no Convento de Jesus, em Setúbal, avança a bom ritmo, com um conjunto de intervenções de restauro e conservação que possibilita a reabertura de mais espaços do monumento nacional.

Salas de exposições

A operação liderada pela Câmara Municipal de Setúbal está centrada, nas alas Este e Norte do Convento de Jesus, assim como nos claustros, na igreja e na sala do Coro Alto.

Está também em curso a reabilitação da envolvente do Convento de Jesus, com trabalhos na praça defronte ao edifício de arquitetura manuelina e na zona de estacionamento localizada a norte/poente.

A Câmara Municipal de Setúbal desenvolve ainda acções destinadas a conservar e a restaurar salas que não foram contempladas na operação actualmente em curso.

Igreja do Convento de Jesus

A requalificação da área envolvente do monumento, já em curso, num investimento municipal de cerca de 1,5 milhões de euros, com financiamento comunitário de 65 por cento, transforma o largo de Jesus numa área vocacionada para usufruto da população e a zona norte/poente com capacidade para duas centenas de lugares de estacionamento.

A intervenção no largo contempla um projecto de arquitectura paisagística que resulta na criação de uma “zona de lazer, para qualificar a vivência pela população e pelo comércio ali existente”.

A intervenção na praça envolve a criação de um espaço verde, de percursos pedonais, de um plano de água elevado e de um banco ao redor de toda a zona verde para descanso e lazer.

A ampliação do adro, que será revestido com um novo lajeado de pedra, a criação de 18 lugares de estacionamento e a relocalização da paragem de autocarro são outras intervenções programadas no Largo de Jesus.

A obra é concebida numa lógica de prevenção de cheias, nomeadamente para se evitar que, em situação de intempérie, a água invada o convento. 

Já o projecto para as traseiras do Convento de Jesus, entre a Cerca Pequena e a Cerca Grande, contempla a reorganização do estacionamento com a criação de 161 lugares gratuitos, com pavimento em pedra, e a plantação de mais de uma centena de árvores, como laranjeiras, amendoeiras e oliveiras, e de arbustos de plantas aromáticas.

O objectivo é fazer uma ligação histórica com os antigos pomares e espaços de cultivo existentes na cerca do convento.

A restauração do hornaveque, uma antiga estrutura de defesa do convento que actualmente não é visível, foi recuperado com o objetivo de dignificar este elemento de grande valor histórico, tornando-o mais facilmente identificado.

Será criada uma zona verde de enquadramento de prado regado junto do hornaveque, que também ficará iluminado.

A intervenção na zona norte/poente do convento inclui, igualmente, a melhoria dos acessos ao Museu de Setúbal e edifício técnico, a instalação de mobiliário urbano e a criação de mais 41 lugares de estacionamento num terreno da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, onde também serão plantadas árvores de fruto.

A requalificação geral do convento, composto por diversas fases, algumas por realizar, num investimento estimado em 12 milhões de euros, começou em 2012 com o restauro do núcleo museológico e o reforço estrutural da cobertura do monumento e do Coro Alto da Igreja de Jesus.

A segunda fase, em curso, contempla a recuperação da cobertura, do Coro Alto e da Sala do Capítulo.

As terceira, quarta e quinta fases do projecto contemplam a recuperação das salas interiores do convento, que serão transformadas em núcleos museológicos, o restauro do restante edifício e a transformação do Balneário Paula Borba num edifício técnico de apoio ao convento.

Esta última fase representa um investimento de um milhão de euros que será alvo de uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020.