Sara Coito, Fábio Pereira e Rafael Mântua foram apurados para a final do XV Concurso de Fado de Setúbal, na segunda semifinal da competição, realizada a 18 de novembro, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.
Fábio Pereira, 34 anos, Vila Nova de Gaia, Rafael Mântua, 31, Lisboa, e Sara Coito, 28, Lisboa, juntam-se na gala final a Ryan Green, 43 anos, Sara Pinheiro, 29, e Sylvie Oliveira, 53, todos de Lisboa, apurados na primeira semifinal do concurso destinado à promoção de novos talentos do fado, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.
A gala final, que tem como artista convidada Yola Dinis, realiza-se no sábado, a partir das 21h30, no Auditório Bocage, com entrada gratuita e sem necessidade de reserva prévia.
O concurso atribui prémios monetários aos participantes e distingue o melhor fadista, de acordo com avaliação feita pelo júri, constituído por três elementos. O público também tem uma palavra a dizer e elege o seu preferido.
O vencedor do concurso, cuja gala final se realiza no dia 25, no Auditório Bocage, recebe um prémio no valor de 600 euros, enquanto os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam 400 e 300 euros, respetivamente.
Os classificados em quarto, quinto e sexto lugares recebem, cada um, 100 euros e o vencedor do Prémio do Público tem direito a 150 euros. Já o melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma menção honrosa.