Setúbal

Comemorações do 25 de abril traz a Setúbal concertos de Salvador Sobral, Xutos e Pontapés e Adriana Calcanhoto

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou, a 28 de janeiro, que a proposta de programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril “cumpre com toda a dignidade” a missão de perpetuar a data para as gerações vindouras.

Uma feira do livro e do disco político, a instalação de um memorial a José Afonso no centro histórico da cidade, a criação da Casa das Músicas dos Povos, espetáculos musicais, teatro, cinema, exposições, tertúlias e conferências integram a proposta para o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril apresentada esta tarde, nos Paços do Concelho, em reunião da Comissão de Honra do projeto “Venham Mais Vinte e Cincos”.

Até 2025 decorre um vasto leque de iniciativas, com ciclos de cinema, teatro, concertos, exposições, tertúlias e apresentações de criações no âmbito do projeto municipal Bolsas Artísticas, cujo ponto alto será a cada mês de abril.

Um concerto com os Xutos e Pontapés na noite de 24 de abril, no Largo José Afonso, e outro com Dino D’Santiago, em Azeitão, são destaques do programa comemorativo dos 49 anos da Revolução dos Cravos em 2023.

Este ano fica, igualmente, marcado pelo início do projeto de criação de 50 micro-utopias por Gonçalo M. Tavares que vai percorrer a região de Setúbal em busca de locais onde a realidade atual suscita uma visão de possíveis utopias.

O projeto tem como consequência em 2024 a apresentação de um documentário e a realização de uma conferência sobre Utopias e Revolução.

Concertos com Adriana Calcanhoto, Salvador Sobral, Bia Ferreira e Bárbara Eugénia, no âmbito do Festival Língua Terra, e de Paulo Carvalho com o filho Agir, no Fórum Luísa Todi, são outros destaques do programa em 2023.

Para 2024 está previsto mais um vasto leque de atividades onde se incluem a estreia da peça “Os Barrigas e os Magriços”, de Álvaro Cunhal, levada à cena pelo Teatro Estúdio Fontenova, o projeto “Vamos Pintar Abril na calçada”, conduzido pela artista Olinda Lima, e a estreia da ópera “A Evolução dos Cravos”, pela Associação Setúbal Voz.

admin

Recent Posts

Tribunal de Setúbal declara Vitória Futebol Clube insolvente

O Tribunal de Setúbal declarou a 3 de maio o Vitória Futebol Clube insolvente após…

2 dias ago

BB Blues Fest de 30 de maio a 2 de junho na Moita

O BB Blues Fest está de regresso, para a sua 13ª edição, entre os dias…

3 dias ago

Méee Festival Folk leva música e dança a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, enche-se de música e dança…

3 dias ago

GNR deteve homem com catana em Alcácer do Sal

O Comando Territorial da GNR de Setúbal, através do Posto Territorial da Comporta, deteve no…

3 dias ago

Parlamento Europeu aprova diretiva de incentivo à reparação de produtos

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a diretiva que introduz um novo direito à reparação para…

3 dias ago

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata,…

3 dias ago