Setúbal

Cinema gratuito regressa ao Fórum Municipal Luísa Todi

O cineasta e crítico de cinema Lauro António dinamiza uma nova temporada de masterclasses a partir de Setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, intitulada Filmes Que Eu Amo“.

O novo ciclo, com sessões às segundas-feiras, a partir das 21h00, de entrada gratuita, começa com uma selecção dedicada a grandes clássicos mundiais dos anos 60 e 70 de mestres da realização como Jerome Robbins, Robert Wise, George Lucas, Federico Fellini, Bob Fosse e François Truffaut.

As escolhas a apresentar neste ciclo retrospectivo da Lauro António Masterclass traduzem um cunho pessoal do reconhecido crítico de cinema, que antes das exibições fala ao vivo para o público sobre as obras, os autores e os intérpretes, bem como sobre o enquadramento social e artístico em que os filmes se inserem, com algumas notas de curiosidades.

“Não se trata de mostrar e falar sobre os cem melhores filmes da história do cinema, mas de filmes que amo. Há alguma diferença. Posso achar que um filme é um marco na história do cinema e não o amar”, refere o cineasta.

O primeiro filme a ser apresentado, no dia 2 de Setembro, é “Os 400 Golpes”, drama de 1959 de François Truffaut. A preto e branco, a parcial autobiografia do cineasta parisiense conta a história de um adolescente mal-amado que comete pequenos delitos e é friamente enviado pelos pais para um reformatório, de onde acaba por fugir.

A temporada prossegue na semana seguinte, a 9, com a exibição de um dos últimos filmes do coreógrafo e realizador americano Bob Fosse, “All That Jazz”, de 1979. O filme autobiográfico, sobre as relações de um artista com a sua obra e com a morte, retrata o brilho, o glamour e as ilusões do mundo do espectáculo.

“Amarcord”, uma das obras-primas de Federico Fellini, realizado em 1973, é apresentado no dia 16. A comédia dramática retrata, de forma irónica, o dia a dia na pequena cidade italiana de Rimini, em 1930, sob o olhar de um adolescente delinquente, durante o fascismo.

No dia 23, o ciclo de masterclasses de Lauro António reserva “American Graffitti”, um clássico de 1973 dirigido por George Lucas, realizador da saga “Guerra das Estrelas”, que transporta o espectador para uma pequena cidade da Califórnia, no início dos anos 60, o epicentro da cultura automobilística hot rod.

Em Setembro, o cartaz cinematográfico do Fórum Municipal Luísa Todi culmina no dia 30 com a exibição do musical da Broadway de 1957 “West Side Story”, com livro de Arthur Laurents, música de Leonard Bernstein e letra de Stephen Sondheim, da autoria da dupla de realizadores Jerome Robbins e Robert Wise e que conquistou dez óscares.

As sessões deste ciclo temático da Lauro António Masterclass, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, prosseguem durante vários meses na principal sala de espectáculos da cidade.

admin

Recent Posts

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

10 horas ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

10 horas ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

1 dia ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

3 dias ago

Fernando José recandidata-se à presidência da Concelhia do PS Setúbal

Fernando José anunciou a sua recandidatura à presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do…

3 dias ago

“Árvore da Liberdade” perpetua valores do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a “Árvore da Liberdade”…

4 dias ago