A Festa das Vindimas já começou e, até 5 de setembro, convida a população e visitantes a celebrarem os 60 anos deste emblemático evento. O corte simbólico do cacho de uvas pela recém-eleita Rainha das Vindimas 2023, Maria Zoé Parrinha, no dia 31 de agosto, marcou o arranque de seis dias de animação na vila de Palmela, em homenagem à vinha e ao vinho.
Os momentos emblemáticos como a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e o Cortejo das Vindimas 2023 são pontos altos do programa rico e diversificado, que este ano conta também com uma homenagem às 60 Rainhas das Vindimas.
Destaque também para os espetáculos de artistas de renome nacional: David Carreira atuou no primeiro dia e seguem-se os concertos de André Sardet com os “Loureiros”, Fogo Fogo, José Cid, Rodrigo Leão com a Humanitária e Emanuel.
O programa integra ainda espetáculos musicais em mais dois palcos, o Encontro Concelhio de Folclore no Cine-Teatro S. João, Mercado de Vinhos, showcookings e harmonizações vínicas, provas desportivas, largadas de touros, entre outras iniciativas para vários públicos.
Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente da Direção da Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, André Cabica, lembrou que, ao longo destas seis décadas, a Festa «tem sido um ponto de encontro anual, que une gerações, reforça os laços entre vizinhos e amigos e nos enche de gratidão pelas bênçãos da terra e pelo trabalho árduo». Por isso, não tem dúvidas de que «a história da Festa é, de facto, a história da nossa comunidade», pois mantém a «ligação com a terra e o respeito pelas tradições dos nossos antepassados».
Nesta 60.ª edição, André Cabica deixa o convite para celebrar «não apenas as tradições do passado, mas também olhar para o futuro com otimismo», fazendo votos de que «a Festa continue a ser um símbolo de união, prosperidade e de alegria para as gerações vindouras».
O Município de Palmela apoia a realização do evento desde o início. Para o Presidente, Álvaro Balseiro Amaro, «são 60 anos de (re)afirmação da nossa identidade cultural, tão enraizada no universo vitivinícola, no trabalho da terra». Mas são também «60 anos de consolidação deste projeto, que nasceu como uma ambição local, a partir do sonho e engenho de um conjunto de palmelões, que acreditavam que Palmela merecia um certame que congregasse o espírito comunitário e prestasse digna homenagem à vinha, ao vinho e às gentes que faziam acontecer». Por isso, aproveitou a ocasião para fazer uma justa homenagem à primeira Comissão de Festas, presidida por Álvaro Carvalho Cardoso.
Hoje, realçou, «a fronteira local está há muito ultrapassada e a Festa das Vindimas de Palmela é uma referência da região e um dos mais conceituados certames nacionais ligados ao vinho e à época das vindimas, onde tantos outros, de norte a sul do país, têm vindo “beber” inspiração e saber fazer».
Para além das entidades locais e regionais, a cerimónia de inauguração contou também com a presença da Embaixadora da África do Sul, do Embaixador da Missão Diplomática da Palestina e dos Presidentes dos Municípios amigos e parceiros de cooperação de S. Filipe (Cabo Verde) e Barcarrota (Espanha). O momento foi ainda animado pela Marcha das Vindimas 2023, interpretada por Susana Martins, e pelos Agarrat’ÓBrass, que conduziram as/os presentes desde os Paços do Concelho até ao recinto da Festa.
Consulte o programa completo da Festa das Vindimas em https://festadasvindimas.pt/ e https://www.facebook.com/festadasvindimas
Próximos destaques do programa
1 setembro | 22h30 | Palco Principal, Largo de S. João
Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” convida André Sardet
2 setembro
16h00 | Rua dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral (sentido ascendente)
VII Rampa das Vindimas
Insc.: ciclomaniaeventos@gmail.com
Co-org.: Ciclomania
22h30 | Palco Principal, Largo de S. João
Fogo Fogo
3 setembro
10h00 | Partida do Largo do Chafariz D. Maria I
Cortejo dos Camponeses
11h00 | Igreja Matriz de S. Pedro
Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto
Participação da Confraria do Moscatel de Setúbal
Co-org.: Paróquia de Palmela
17h00
Cortejo das Vindimas 2023
22h00 | Palco Principal, Largo de S. João
José Cid
4 setembro | 22h00 | Palco Principal, Largo de S. João
Sociedade Filarmónica Humanitária convida Rodrigo Leão
5 setembro
23h00
Cortejo das Vindimas 2023
1h00 | Palco Terra do Pão
Emanuel