Setúbal

Casa da Poesia vai lançar antologia de Calafate em 2019 – Celebrações dos 200 anos do nascimento do poeta popular de Setúbal

O ano de 2019 ficará marcado pelas comemorações do bicentenário do nascimento do poeta popular setubalense Calafate. A Casa da Poesia de Setúbal realiza uma série de iniciativas de homenagem, entre as quais, o lançamento de uma antologia.

Florindo Cardoso

A Casa da Poesia de Setúbal vai participar nas celebrações de homenagem ao poeta popular Calafate em 2019 a propósito dos 200 anos do seu nascimento, com o lançamento de uma antologia.

“Vamos convidar os nossos associados a escrever sobre aquilo que Calafate mais abordava como a ironia, a crítica social e os valores que ele queria transmitir”, explica Alexandrina Pereira, presidente da Casa da Poesia de Setúbal.

Ainda no âmbito das celebrações, a Casa da Poesia realizará ainda a iniciativa de “Pequeno se faz o poeta”, onde “vai ser trabalhada a escrita criativa e poética com as crianças da escolas do concelho com frases de Calafate, para dar a conhecer a sua obra”, explica Alexandrina Pereira.

“Vamos ter um estendal poético em frente à Casa da Poesia, com poemas de Calafate, designado por Poesia no Cordel”, afirma a responsável, lembrando que o poeta “no seu tempo, vendia poemas na rua e na praça para sobreviver e vamos ter uns actores a fazer esse papel”, adianta a responsável.

António Maria Eusébio, mas conhecido por “o Calafate” devido à profissão de artífice da construção de barcos de madeira, nasceu a 15 de Dezembro de 1819, em Setúbal.

Para além da cidade, António Maria Eusébio versejou sobre as gentes, os hábitos, o ridículo do seu tempo, em que não faltam os retratos pessoais, sociais e políticos, as cenas de erotismo jocoso, a descrição das situações e as máximas proverbiais da vida.

Já octogenário, o poeta Calafate publica pela primeira vez os seus versos em folhetos (meio muito usado pelos poetas populares para dar a conhecer os seus versos), ganhando com isso alguns tostões para sua subsistência. Deve-se à iniciativa do general Henrique das Neves e às dádivas de muitos amigos do poeta a publicação dos folhetos na então “Tipografia Mascarenhas”.

Na primeira edição dos folhetos dava-se a seguinte explicação: “Ao amigo do autor afigurou-se-lhe que, publicando em edição especial estas recordações, não somente contribuiria para afirmar mais uma vez o engenho do ‘Cantador de Setúbal’, auxiliando-o conjuntamente com a receita que daqui lhe possa advir, mas também se lhe afigurou que enriqueceria a nossa literatura popular com uma obra de singular valor no seu género literário”.

Em 1901, e por iniciativa também de Henrique das Neves, são impressos 600 exemplares de “Versos do Cantador de Setúbal”, com prefácio de Guerra Junqueiro.

O poeta Calafate, como carinhosamente é recordado em Setúbal, era um homem analfabeto (iletrado), mas os seus poemas são uma constante lição de sabedoria.

Decorrido cerca de um ano sobre a impressão dos seus versos, um grupo de intelectuais, nomeadamente Guerra Junqueiro, Ana de Castro Osório, José Leite de Vasconcelos e Afonso Lopes Vieira, fez publicar uma revista de homenagem, aquando do 82.º aniversário natalício do poeta. António Maria Eusébio, que viveu até aos 91 anos, ainda viu o seu valor como poeta ser-lhe reconhecido em vida. Faleceu a 22 de Novembro de 1911.

Em 2019 a Casa da Poesia de Setúbal efectuará outras iniciativas relevantes na cidade, como o 2.º Encontro Poético que terá a particularidade de realizar-se na área da Junta de Freguesia da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, por sugestão do seu presidente.

Alexandrina Pereira afirma que “aceitámos a sugestão do presidente da junta, José Inácio Belchior, que publicamente se ofereceu para receber e apoiar o evento”. O evento passará depois pelas restantes juntas de freguesia do concelho, sendo em 2020 em S. Sebastião.

“Esta iniciativa permite a cada junta de freguesia mostra a sua área do concelho”, adianta a responsável.

Alexandrina Pereira revela ainda que, no próximo, vai continuar a realizar-se “a Casa da Poesia convida”, mensalmente, sendo o próximo convidado o pintor Eduardo Carqueijeiro, no dia 24 de Novembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Setúbal.

A Casa da Poesia estará presente na Feira de Sant’Iago, com um espaço duplo, em resultado de uma parceria com o Rotary Clyb de Setúbal que também faz parte do conjunto de instituições que participará nas celebrações do nascimento de Calafate.

 

 

HM HM

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

6 horas ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

6 horas ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

19 horas ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

19 horas ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

2 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

3 dias ago