Setúbal

Casa da Poesia de Setúbal distingue jovens poetas

A Casa da Poesia de Setúbal em parceria com a União de Freguesias de Setúbal procedeu à entrega dos prémios da 1.ª edição do concurso “Jovens Poetas” em homenagem a Maria Adelaide Rosado Pinto”, a 30 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, de forma a promover a criatividade no campo da poesia e a divulgar a obra da poetisa e musicóloga nascida na cidade de Setúbal.


A presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, agradeceu a participação dos 31 jovens neste concurso, “dando assim sentido a que estejamos aqui a celebrar a poesia e a assinalarmos de forma também muito especial o dia em que nasceu Maria Adelaide Rosado Pinto, que caso fosse possível, completaria hoje 110 anos”.


Alexandrina Pereira agradeceu ainda a Eduardo Rosado Pinto por “nos ter confiado e subsidiado a realização deste concurso de poesia em honra de sua tia Maria Adelaide Rosado Pinto, proporcionando-nos assim o prazer de ‘chamar’ à Casa da Poesia tantos jovens poetas, que, quem sabe, um dia poderão ser os arautos da poesia em nome da paz”.


A dirigente agradeceu também a parceria da União das Freguesias de Setúbal, e do seu presidente Rui Canas, que “disponibilizou todos os meios de que necessitámos e ainda acrescentou parte das ofertas entregues a todos os participantes”.


Alexandrina Pereira agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal, representada na cerimónia por pela vice-presidente, Carla Guerreiro, “por ter cedido este bonito espaço e pelas lembranças entregues aos vencedores dos três primeiros lugares de cada escalão, e ainda o lanche oferecido aos nossos jovens poetas” bem como aos elementos do júri, o professor João Reis Ribeiro, elemento da direção da Casa da Poesia de Setúbal, Nuno Marques do departamento da Cultura da União das Freguesias de Setúbal e à professora Dina Barco, que declamou poemas do jovens poetas e ao Conservatório Regional de Música de Setúbal e à Academia de Música e Belas Artes que desde o primeiro instante se disponibilizaram-se para participar nesta cerimónia.


“Termino com um agradecimento a todos os familiares dos jovens concorrentes que aceitaram o nosso convite para estarem presentes e, muito importante, independentemente dos seus educandos estarem ou não premiados”, frisa a poetisa.


“Quis destacar este gesto porque considero de elevada relevância o estímulo que damos aos nossos filhos para que participem nestes ou noutros concursos, mas, também importa que lhes falem da importância de saber ganhar e saber perder. Neste caso, nunca se perde. Ganha-se sempre”, concluiu.
Já Nuno Marques, da União de Freguesias de Setúbal, disse que “este momento celebra o caminho que começámos aqui por iniciativa da família Rosado Pinto e da Casa da Poesia, que nos lançaram este desafio de sermos parceiros num concurso de poesia e aceitámos desde a primeira hora”, apontando duas razões, “assinalar o legado da família Rosado Pinto a nível da poesia e música” e “estimular a escrita e o gosto pela poesia”. O autarca que também foi júri manifestou-se “particularmente surpreendido pela qualidade dos poemas” apresentados.


Eduardo Rosado Pinto disse que “hoje é um dia muito especial ao lembrar a minha tia no dia em que ela faz 110 anos, era uma mulher à frente do seu tempo, na sua atividade”, recordando o legado da sua família ligado à história da cidade de Setúbal.


Carla Guerreiro realçou que “Setúbal é uma cidade de poetas” e a “poesia é uma marca da nossa cidade”.

Jovens dos 10 aos 17 anos
Os vencedores do concurso


Os participantes foram divididos em dois escalões: dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos. Foram atribuídos três prémios em cada escalão com valores que oscilam entre os 100€ e os 250€.


No escalão dos 10 aos 14 anos os jovens distinguidos são os seguintes: 1.º lugar Catarina Isabel Hernandez Rafael com o poema “Camponesa de Olhos profundos”, 2.º lugar Tiago Lino Sedas com o poema “Cidade ao Contrário”, 3.º lugar Carolina Isabel Baptista com o poema “Vontade de Amar”. O júri atribuiu menções honrosas a Lara de Jesus Gil com o poema “Saudade que aperta” e a Ona Rueda Madeira com o poema “As melhores amigas”.


No escalão dos 15 aos 17 anos foram premiados: 1.º lugar Maria Vilaverde Justino com o poema “Meia-noite”, 2.º lugar Matilde Catarreira e Cunha com o poema “Na Terra”, 3.º lugar Tânia Parreira com o poema “Foram os teus beijos que me criaram”. O júri atribui também menções honrosas a Joana Cordeiro da Costa Passos com o poema “E se tudo fosse janelas” e a Mafalda Teixeira de Sousa com o poema “O toque de quem já passou”.


admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

12 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

21 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

2 dias ago