Setúbal

Carta Educativa de Setúbal aponta para investimento de 90 milhões nos próximos 10 anos

Luís Carvalho, da empresa Cedru, que produziu a Carta Educativa de Setúbal de Segunda Geração do município sadino, com a colaboração dos departamentos municipais de Educação e Bibliotecas e de Urbanismo e dos diretores dos agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas, revela que a estimativa de investimento a dez anos é de quase 90 milhões de euros, sendo “muito importante garantir os instrumentos financeiros que permitam executar as intervenções”.

O relatório propõe a criação de 14 salas de jardim-de-infância, de modo a que nos próximos anos seja garantida a universalidade da educação pré-escolar às crianças desde os três anos, e de 33 salas para o 1.º ciclo do ensino básico, para assegurar o fim dos regimes duplos em todos os estabelecimentos.

É igualmente defendida a necessidade da oferta de ensino secundário em Azeitão e a requalificação das escolas básicas de Aranguez, Azeitão, Barbosa du Bocage e Luísa Todi, da Escola Secundária de Bocage e da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, num investimento estimado de 45 milhões de euros, e a criação de pavilhões desportivos na Escola Básica de Azeitão e na Secundária Dom Manuel Martins.

A Escola Secundária de Bocage, com a classificação de muito urgente, e as escolas básicas de Barbosa du Bocage, de Azeitão e de Aranguez, com a de urgente, estão consideradas como prioritárias a reabilitar no acordo setorial de compromisso celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses para a descentralização na área da educação.

De referir que a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, qualificou, a 31 de março, a Carta Educativa do concelho como um documento muito importante que vai determinar os futuros investimentos na área e contribuir para melhorar o sistema educativo.

Carla Guerreiro, que tem o pelouro da Educação, fez a afirmação durante a apresentação da Carta Educativa de Segunda Geração do Município de Setúbal aos eleitos da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, realizada ao fim da tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“É um documento muito importante. É daqui que vão sair os nossos investimentos futuros e é daqui que vamos trazer mais satisfação para os nossos alunos e melhorar o sistema educativo”, disse a autarca, adiantando que o encontro servia igualmente para serem dados contributos para o processo.

admin

Recent Posts

Morreu Paulo Cardoso, bombeiro de Palmela, em exercício físico

Paulo Cardoso, de 43 anos, pertencente aos Bombeiros Voluntários de Palmela, morreu esta manhã, 15…

17 horas ago

Presidente da Câmara de Setúbal concorda com aeroporto em Alcochete

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que é também presidente da Associação…

23 horas ago

Semana Académica de Setúbal com Rosinha, Richie Campbell e Plutonio

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) vai realizar a Semana Académica de…

23 horas ago

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

2 dias ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

2 dias ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

3 dias ago