Carpintaria “The Carpentry Club”: Artesanato de luxo de Odemira para o mundo

A Carpintaria “The Carpentry Club” venceu a 6.ª edição dos Prémios Espírito Empreendedor, que se insere no âmbito do Programa “Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”, promovida pelo município, tendo as distinções sido entregues, a 23 de julho, na FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.


O júri, constituído por João Coelho e Ângela Matos, analisou 9 candidaturas e atribuiu o primeiro prémio nas “Novas Iniciativas Empresariais” à carpintaria “The carpentry Club”, um projeto que cria artesanato de luxo utilizando como matéria-prima madeiras provenientes dos concelhos de Odemira e Monchique, que recebeu um apoio financeiro de 2 mil euros.


Os criadores desta marca são Nadine Guerreiro (ilustradora, licenciada em Ciências da Arte e do Património, com estudos em Design Editorial e Fotografia, e especialização em Ilustração) e Luís Favel (carpinteiro com mais de 10 anos de experiência, especializado em Mobília & Construção, tendo trabalhado especialmente em cozinhas, pérgulas e mobílias). A junção destas áreas peculiares e destes conhecimentos deram origem a este projeto único.


O jornal Setúbal Mais falou com os responsáveis que explicam o conceito de negócio que surgiu há um ano, desenvolvido na freguesia de São Teotónio, apostando em peças únicas que variam entre o rústico ao moderno, do vintage ao contemporâneo.

Peça de artesanato



Setúbal Mais – Como surgiu a ideia deste projeto e como foi possível concretizar?

The Carpentry Club® é uma nova marca portuguesa registada que tem origem no Sudoeste Alentejano, na freguesia de São Teotónio, concelho de Odemira. É uma carpintaria, que concebe artesanato de luxo. As nossas criações resultam em peças únicas, onde os produtos são principalmente mesas de jantar, mesas de centro, bancos, espelhos em cortiça, tabuleiros, placas personalizadas, bases para copos e tábuas de servir e de charcutaria.
Este projeto surgiu há um ano atrás quando emergiu o objetivo de criação de projetos/produtos funcionais que sejam da mesma forma estéticos e que durem uma vida inteira. Esse é o nosso conceito, a junção da funcionalidade com a estética.
Uma das principais razões que foi possível concretizar foi o facto de nos mudarmos para o meio da natureza, no Alentejo, tendo mais espaço para trabalhar e para armazenamento, que também serviu como fonte de inspiração.
O estilo dos nossos produtos varia entre o rústico ao moderno, do vintage ao contemporâneo, com acabamentos suaves e sempre de alta qualidade. Também confecionámos artigos com resina epoxy, como os tabuleiros, mesas rio (conhecidas como “river tables”) ou mesas resinadas. As resinas são coloridas através de ‘pigmentos mica’ de diversas cores, e também existem os chamados pigmentos dragão ou camaleão que são multi-cromáticos e mudam de cor consoante os ângulos, e os movimentos. Este material versátil dá origem a peças exclusivas que tornam qualquer ambiente sofisticado, porém funcional. A resina também é usada para cobrir e preencher as rachaduras da madeira, não se tratando apenas da beleza, mas da utilidade do quotidiano, pois funciona como tratamento evitando o acúmulo de poeira dentro das fissuras, bem como qualquer derramamento de líquidos que possa entrar em contacto com a madeira.
Qualquer produto pode ser personalizado também em pirografia, a arte de desenhar com fogo. Esta técnica, também conhecida como pirogravura, consiste em queimar a madeira através de um aparelho elétrico que possui ‘canetas’ com ponta de metal incandescente, que ao aquecer permite dar origem a ilustrações incríveis feitas á mão, em suportes como tábuas de charcutaria, mesas ou placas.


Setúbal Mais – A madeira é proveniente de Monchique e Odemira ou estende-se a outros territórios? É feito de forma ambientalmente sustentável?
A carpintaria “The Carpentry Club®” utiliza, de momento, sobretudo madeiras provenientes dos municípios de Odemira e de Monchique, nomeadamente: castanho, acácia, grevilea-robusta, azinho, oliveira, eucalipto, sobreiro ou cedro.
Por respeito à natureza, a forma natural das árvores é mantida e protegida, mostrando a parte “live edge” (quando o artesão decide manter e incorporar a borda viva/natural da árvore no design, preservando a beleza natural e orgânica da floresta). São também reutilizadas as árvores de muitos incêndios deflagrados nos municípios de Odemira e Monchique, que consumiram milhares de hectares, dando novas vidas a madeiras queimadas.
Troncos inteiros são comprados para dar origem a peças primárias, peças estas que não são encontradas em empresas/lojas standart, ao mesmo que tempo que se tem controle inteiro sobre a madeira. Em adição às madeiras que utilizamos, também tentamos reutilizar toda a totalidade da árvore, como são exemplo as raízes, que dão origem a mesas rústicas com tampos de vidro.
A matéria prima da madeira provém da natureza, sendo por isso ecológica. Todos os nossos produtos de alta qualidade são criados para durar uma vida inteira, passando de gerações em gerações. A carpintaria utiliza materiais sustentáveis e biodegradáveis, produtos com certificação FSC® (fabricado com materiais de florestas geridas de forma responsável), tais como: papel de embrulho kraft e fitas adesivas para as embalagens, feitas de materiais recicláveis, com adesivo à base de plantas.
O impacto ambiental é reduzido e o papel proveniente da natureza é utilizado de forma responsável, beneficiando a comunidade, a vida selvagem e o ambiente. As etiquetas dos artigos são concebidas por nós, utilizando corda e pequenas rodelas de troncos de árvore, estampadas a quente com o logotipo. O futuro packaging da marca também será com caixas recicladas e reutilizáveis.


Setúbal Mais – Qual o vosso objetivo em termos de mercado nacional e internacional?
Neste momento estamos a colaborar com algumas lojas do Alentejo, e Algarve, mas estamos abertos a colaborações com outras de todo o país, bem como parcerias com revendedores, designers de interiores, hotéis, boutiques e turismos rurais. Estaremos mais que felizes em realizar peças exclusivas para grandes hotéis.
Aspiramos a expandir o nosso negócio, e o número de trabalhadores, podendo dar origem a alguns postos de trabalho, tanto nacionalmente como internacionalmente. No estrangeiro seria interessante encontrar distribuidores que possam enviar desde os seus armazéns para toda a Europa, não só peças pequenas, mas principalmente os artigos de grandes dimensões, como é o caso das mesas de jantar. Estar disponível mundialmente é uma meta na qual estamos a trabalhar.
É um orgulho fazer crescer a economia do Alentejo e de Portugal, e é um grande objetivo, que todas as famílias tenham um artigo da The Carpentry Club®, seja um banco ou uma tábua de charcutaria, na sua casa.

Peça de artesanato trabalhada


Setúbal Mais – Como funciona o negócio?
Vendemos e enviamos encomendas internacionalmente para toda a Europa e Reino Unido. Por enquanto, a loja é somente online e pode ser acedida em : thecarpentryclub.com/shop , ou através das redes sociais : instagram.com/thecarpentryclub_official. O mais comum é as pessoas pedirem orçamentos com características específicas sobre os seus próprios designs. Trabalhamos em projetos personalizados á medida, consoante as ideias e os designs do cliente. Todas as peças são singulares, criadas por nós desde raíz, junto do cliente, para obter as peças finais de acordo com os critérios do consumidor – somos muito flexíveis quanto á mobília personalizada.
É um dos nossos objetivos ter um espaço físico, onde os nossos produtos estariam em exibição, e quem sabe também com uma parte em que seria possível assistir ao vivo à realização de alguns objetos ou mobílias, ou com pequenos workshops em que as pessoas possam aprender algumas técnicas e estarem em contacto com a madeira. As pessoas poderão assim visitar-nos para beber um chá, ou café, enquanto vêem e sentem a suavidade das peças.
Pode visitar a página: www.thecarpentryclub.com