Carminho, GNR e Miguel Araújo actuam em Setúbal em 2020

Carminho, Manuel Cruz, GNR e Miguel Araújo com António Chainho são nomes confirmados no cartaz do primeiro quadrimestre de 2020 no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, que apresenta uma programação com espectáculos de renome em várias expressões artísticas.

“Depois de, em 2019, ter acolhido mais de 55 mil espectadores em 190 eventos, a principal sala de espectáculos do concelho e uma das mais significativas de toda a região prepara-se para receber, entre Janeiro e Abril, artistas como Viviane, JP Simões, Dino d’Santiago, Dead Combo e Mário Laginha”, anuncia a autarquia sadina.

A música assume alguma predominância nesta linha de destaques da programação, mas o ecletismo agendado para o Fórum Municipal Luísa Todi inclui várias actuações de renome noutras manifestações artísticas, como “As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos”, no teatro, e “Simplex”, ópera cómica e interactiva.

A linha programática arranca a 2 de Janeiro, com “Lago dos Cisnes”, pelo Russian Classical Ballet.

Neste registo clássico, o Fórum Luísa Todi evoca os 250 anos de Beethoven com um conjunto de concertos, o primeiro dos quais no dia 10, com a interpretação de obras para piano por Joana David, Nuno Margarido Lopes e João Paulo Santos, em “Do Classicismo para o Romantismo – O Legado Pianístico de Beethoven”.

No seguinte, a 11, a companhia Artistas Unidos apresenta “Vidas Íntimas”, peça de teatro de Noël Coward protagonizada por Rúben Gomes e Rita Durão, enquanto, a 12, o teatro assume contornos de humor com “Saídos da Casca”, comédia com Luís Aleluia e Vítor Emanuel.

A Orquestra Gulbenkian regressa ao Fórum Luísa Todi a 16 de Janeiro, num concerto dirigido pelo maestro Paolo Bortomeolli.

No âmbito do Círculo de Jazz Fest, evento sadino que chega à nona edição, Mário Laginha Trio sobe ao palco no dia 17, enquanto, a 24, António Chainho e Miguel Araújo actuam pela primeira vez em conjunto, numa estreia absoluta para a apresentação oficial do Soam as Guitarras 2020, festival organizado pela Ghude e o município de Oeiras e, no qual, Setúbal se junta ainda às cidades de Évora e Póvoa do Varzim.

O primeiro mês do ano termina em grande no Fórum Luísa Todi, com a passagem da digressão “Maria Tour”, da fadista Carminho, no dia 31 de janeiro.

Este é apenas um pequeno fragmento do frenético programa agendado para o Fórum Municipal Luísa Todi entre janeiro e abril.

No cinema, por exemplo, o crítico Lauro António continua o ciclo de exibições comentadas, com sessões todas as segundas-feiras.

A sala de espectáculos setubalense, além de incluir inúmeras actuações e certames que destacam produções e artistas locais, inclui, em Fevereiro, as visitas dos míticos GNR e da cantora Viviane, que “Canta Piaf” no âmbito do ciclo “Montepio – Às vezes o amor”.

Em Março, as famosas “Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos”, comédia de teatro a passar pelos palcos do país desde 1996, vêm também ao Fórum Luísa Todi, que recebe, ainda, “Simplex. Ópera cómica multimédia”, produção do Quarteto Contratempus, com libreto de Carlos Tê e José Topa, além de um concerto de Dino d’Santiago.

O Fórum abre Abril com a recta final dos Dead Combo, dupla que termina a carreira em 2020. O último mês do quadrimestre reserva, ainda, JP Simões, conhecido dos Pop Dell’Arte e Belle Chase Hotel, e Manuel Cruz, nome maior dos antigos Ornatos Violeta e Pluto.

O programa completo do Fórum Municipal Luísa Todi pode ser facilmente consultado em www.forumluisatodi.pt e a aquisição de bilhetes tem acesso ainda mais facilitado, através da plataforma digital BOL – Bilheteira Online.