Cáritas Diocesana de Setúbal: Eugénio Fonseca cessa funções

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal cessa funções a seu pedido, sendo substituído por Domingos Ferreira de Sousa, até agora membro da direcção, a partir de 10 de Outubro.

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, refere que “tendo aceite o insistente pedido do professor Eugénio José da Cruz Fonseca, para ser substituído no cargo de presidente da Cáritas, que dedicadamente desempenhou durante mais de 30 anos, deseja exprimir-lhe a mais profunda gratidão da Diocese, dos colaboradores da Cáritas e sobretudo dos mais carenciados, que beneficiaram da sua acção, pela sensibilidade humana e evangélica com que exerceu este serviço de misericórdia e pela forma eficaz, colegial e aberta com que soube orientá-la em solidária articulação com as necessidades e respostas da Igreja e da sociedade, em Portugal e no mundo”.

Num comunicado, Eugénio da Fonseca agradece o apoio de todos os bispos e as equipas com quem trabalhou. “Quero deixar claro que continuarei no exercício das funções cívicas e eclesiais que assumi, procurando manter nelas todo o meu empenho, pois nunca me demitirei do combate por condições de maior produção de riqueza, mas, fundamentalmente, pela sua justa distribuição para que possamos viver numa região e num país muito mais próspero, sempre alicerçado num espírito de serviço e não na conquista de qualquer forma de poder” salienta Eugénio da Fonseca.

De referir que o bispo de Setúbal procedeu ainda à nomeação do padre Victor Amorim Portugal Martins, da Congregação dos Missionários do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), recentemente nomeado pároco da paróquia de São Sebastião de Setúbal, para reitor da Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora de Setúbal. Confere igualmente jurisdição canónica para o exercício do ministério sacerdotal na mesma reitoria ao padre António Manuel Rodrigues Estêvão, Vigário Paroquial da mesma Paróquia de São Sebastião de Setúbal.

José Ornelas Carvalho nomeia também o Conselho Económico da Diocese de Setúbal para um mandato de cinco anos, constituído pelos seguintes membros: Afonso Nuno Coelho Rocha, André Alexandre Pinto Brazinha, João Luís Carrilho Furriela, Manuel Maria Rodrigues de Sousa, Sandra Liliana do Nascimento Alves São Pedro.