A Câmara Municipal do Seixal lamenta o falecimento de Luís Amaro, presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta (HGO). O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, expressa à família e amigos sentidas condolências, referindo que “perdemos hoje um homem que se dedicava há anos aos cuidados de saúde das populações dos concelhos do Seixal e Almada, atualmente no Hospital Garcia de Orta, e anteriomente no Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal”. O autarca acrescentou ainda que “Luís Amaro nunca deixou de lutar por um Serviço Nacional de Saúde com mais qualidade e melhor resposta.”
“Foi com extremo pesar e profunda consternação que recebemos, a 10 de julho, a notícia do falecimento do Dr. Luís Amaro, Presidente do Conselho de Administração HGO”, refere a nota do hospital publicada na página oficial no Facebook.
Na mesma mensagem, o Conselho de Administração do HGO refere que “este é um momento de grande tristeza pelo desaparecimento de um homem que dedicou a sua vida aos cuidados de saúde da população dos concelhos de Almada e Seixal”.
“O Conselho de Administração do HGO realça as qualidades profissionais e humanas e a dedicação que o Dr. Luís Amaro demonstrou no cumprimento à Missão e Valores do Hospital”, acrescenta o hospital.
Luís Martins Amaro, licencidado em enfermagem, mestre em economia e doutorado em sociologia económica e das organizações, era desde 2019 presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, tendo desempenhado anteriormente o cargo de diretor executivo do agrupamento de centros de saúde Almada-Seixal. Entre 1997 e 2006 foi ainda Administrador Hospitalar no HGO, tendo passado também pelos Cuidados de Saúde Primários, no ACES Almada-Seixal e ACES Seixal-Sesimbra, onde desempenhou funções de Diretor Executivo. Nascido a 21 de junho de 1958, natural da Vila da Marmeleira, Rio Maior, Luís Amaro deixa como exemplo a sua dedicação e competência ao serviço da saúde das populações.