Câmara do Montijo recupera chaminé da antiga fábrica da Mundet

A Câmara Municipal do Montijo vai recuperar a Chaminé da Mundet, parte do acervo arquitetónico industrial da cidade de Montijo. A autarquia procedeu à abertura do procedimento pelo preço base de 186.610,87€.

Esta intervenção procura contribuir para “a permanência da memória do património industrial do concelho de Montijo, enquanto identidade física, mas sobretudo, enquanto homenagem sociocultural da comunidade”, refere a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, esclareceu que há cerca de dois anos, a autarquia desenvolveu “um procedimento com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para termos um projeto capaz de garantir a estabilidade dos blocos e uma série de trabalhos de consolidação da própria estrutura de chaminé. Agora podemos realizar a obra”.

A proposta “Decisão de contratar, autorização da despesa, aprovação do preço base, decisão de escolha do procedimento, assim como, aprovação das peças do procedimento, designação do júri do procedimento e designação do gestor do contrato. Local: Concelho do Montijo. OBRA: F-34/2023 – Recuperação da Chaminé da Mundet” foi aprovada por unanimidade. O prazo de execução previsto para a obra é de 180 dias.