Câmara de Setúbal combate ervas infestantes com produto biológico

A Câmara Municipal de Setúbal iniciou, a 27 de Fvereiro, no bairro Salgado, no centro da cidade, a aplicação de um novo herbicida, para a remoção de ervas infestantes, que não apresenta riscos para a saúde de pessoas e animais e para o ambiente.

O produto é inofensivo para pessoas e animais

Na eliminação de ervas infestantes no espaço urbano, a autarquia sadina tem apostado na procura de soluções alternativas aos produtos químicos habitualmente utilizados para este fim os quais incluem glifosato na composição, substância que a comunidade científica aponta como potencialmente carcinogénea.

Nesse sentido, foram reforçados os trabalhos de corte de ervas daninhas com recurso a meios mecânicos, nomeadamente com equipas apetrechadas com roçadoras mecânicas e equipamentos de monda térmica.

Por outro lado, o município tem vindo a testar, de forma controlada, a eficácia de novos produtos, nomeadamente biológicos, que não representem riscos para a saúde de pessoas, animais e ambiente.

Segundo o município, “o herbicida Chikara, cujo princípio activo é extraído de uma planta, é um produto com aplicação totalmente segura em zonas residenciais, por não apresentar riscos para a saúde pública e para o ambiente, pelo que está a ser aplicado hoje, amanhã e sábado para a remoção de ervas infestantes das calçadas do bairro Salgado”.