Setúbal

Câmara de Setúbal aprova cedência de instalações ao Espelho Mágico na Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a cedência à GATEM – Espelho Mágico de dois imóveis localizados no bairro da Bela Vista, para que a cooperativa cultural disponha de instalações adequadas ao desenvolvimento da sua atividade de teatro.

A proposta para a cedência, em regime de comodato, de duas frações destinadas a equipamentos que a autarquia possui no número 6 da rua da Figueira Grande refere que a GATEM – Espelho Mágico “necessita de instalações adequadas à sua atividade”, de modo a “assegurar a logística indispensável ao funcionamento da cooperativa e à produção dos espetáculos”.

As duas frações, uma com 211 e outra com 274 metros quadrados, são cedidas pelo município a título gratuito pelo período de quatro anos, sendo o contrato de comodato depois sucessivamente renovado por períodos de um ano, exceto se for denunciado por uma das partes, de acordo com a minuta integrante da proposta.

Fundada em 2016, a GATEM, Cooperativa Cultural, CRL, que desenvolve atividade sem fins lucrativos, sucedeu ao Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, constituído em 1995, inicialmente sob a forma de associação de jovens inscrita no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ).

A cooperativa tem como objetivos desenvolver e promover o teatro e as atividades relacionadas, para formar públicos e estimular o conhecimento das artes e culturas, e atualmente tem em cena dez produções, com “um elevado número de pessoas” mobilizadas para os “múltiplos trabalhos associados à produção e à representação destes espetáculos”, como refere a proposta aprovada.

Ao longo de 28 anos de atividade ininterrupta, a GATEM produziu 41 produções teatrais, em especial “para a infância e para toda a família”, prestando um “relevante contributo na dinamização cultural do concelho de Setúbal”, além de organizar, em parceria com a Câmara Municipal, o Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas, que já teve três edições.

“A Câmara Municipal de Setúbal, reconhecendo o movimento associativo e cooperativo como um parceiro fundamental no desenvolvimento do concelho, apoia e colabora com associações estabelecendo relações interinstitucionais que permitem a otimização de recurso e uma intervenção pertinente e adequada às necessidades da população”, sublinha o texto aprovado pela vereação em sessão pública.

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

14 horas ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

1 dia ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

2 dias ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

3 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

3 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

3 dias ago