Setúbal

Câmara de Setúbal apoia marchas populares com 84 mil euros

A Câmara Municipal de Setúbal vai conceder um apoio financeiro global de 84 mil euros às seis coletividades envolvidas no Concurso das Marchas de Populares de Setúbal 2023, a realizar em junho.

A proposta, aprovada ontem, em reunião pública extraordinária, sublinha que a Câmara Municipal se encontra a preparar a edição de 2023 das Marchas Populares, que contempla um desfile de apresentação, a 17 de junho, e dois em formato de competição, a 23 e 24 de junho.

O texto da proposta salienta que “o empenho, dedicação e entusiasmo das coletividades e associações concorrentes, são decisivos e têm contribuído de um modo determinante para o sucesso deste evento”.

A Câmara Municipal realça, igualmente, que “a organização deste importante momento cultural obriga a um conjunto de investimentos técnicos, humanos e financeiros, associados à sua produção e realização, os quais só são possíveis de concretizar pelas associações mediante o apoio financeiro concedido pelo município”.

As coletividades participantes no concurso são o Grupo Desportivo “Os 13”, o Grupo Desportivo Independente, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, o Núcleo Bicross de Setúbal, a União Desportiva e Recreativa das Pontes e a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense.

O valor global de 84 mil euros, a distribuir em partes iguais de 14 mil euros por cada uma das seis coletividades envolvidas no evento, é concedido faseadamente.

Marcha da APPACDM de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ~também a atribuição de um apoio financeiro à APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, no âmbito das Marchas Populares.

A proposta sublinha que “a APPACDM tem sido presença assídua nas Marchas Populares de Setúbal, incentivando a participação dos seus utentes, motivando-os a participar em todo o processo, garantindo assim a aquisição de competências e a sua integração nos eventos culturais e no fortalecimento da entidade da cidade”.

O texto da proposta salienta que a participação da APPACDM no certame popular “tem-se revelado bastante promissora relativamente à forma como altera significativamente a vida e promoção de autonomia dos utentes da instituição”.

A Câmara Municipal realça, igualmente, “o papel que a Marcha da APPACDM desempenha há já 15 anos, promovendo a equidade e inclusão”, e, por isso, concede-lhe o título de Marcha Honorária das Marchas Populares de Setúbal.

O valor global de 6500 euros é concedido faseadamente, com duas tranches de 2500 euros a entregar até cinco dias úteis após a aprovação da proposta e até ao final de maio, e uma tranche 1500 euros até aos primeiros 10 dias úteis do mês de junho.

admin

Recent Posts

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

7 horas ago

Politécnico de Setúbal e universidade húngara MATE reforçam parceria através de protocolo

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Universidade Húngara de Agricultura e Ciências da…

7 horas ago

Odemira aposta no bem-estar animal

O município de Odemira, a Associação Milpatas e a Associação Quinta do Porto Sobreiro celebraram…

1 dia ago

Teatro Estúdio Fontenova estreia “O Rapto da Rainha Vitória” no Fórum Luísa Todi

No próximo dia 17 de maio, pelas 21h00, o Teatro Estúdio Fontenova (TEF) estreia "O…

1 dia ago

Festival Internacional de Música anima Setúbal

O Festival Internacional de Música de Setúbal, a decorrer de 8 a 12 de maio,…

2 dias ago

Odemira promove hábitos saudáveis em prol do coração

“Tudo em Prol do Coração” é o lema da iniciativa que vai decorrer no dia…

2 dias ago