A Câmara Municipal de Odemira, em cooperação com o Corpo Europeu de Solidariedade, vai dar a oportunidade a dez jovens do concelho de participar no verão em projetos de voluntariado, durante dois meses no exterior, no âmbito do projeto de mobilidade internacional “Regenerar Odemira II”.
Com esta iniciativa, o município de Odemira pretende “estimular a cidadania ativa entre os jovens, através de iniciativas desenvolvidas nas comunidades, despertando a consciência para questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, preservação do património, tradições e cultura local, inclusão e solidariedade”.
Em 2024, o “Regenerar Odemira II” disponibiliza dez vagas para voluntariado internacional de verão, para projetos na Eslovénia, Espanha, Estónia e Turquia. Destinam-se a jovens, residentes ou naturais do concelho de Odemira, com idades entre os 18 e os 30 anos. Todas as despesas desta iniciativa são assumidas pelo Corpo Europeu de Solidariedade, nomeadamente viagem de ida e volta, alojamento, alimentação e seguro de saúde, bem como a atribuição de uma mesada ao voluntário.
As inscrições encontram-se abertas até dia 15 de abril, através de formulário online disponível em www.cm-odemira.pt. Os interessados poderão apresentar candidatura para mais do que um projeto de voluntariado.
Nesta edição de Voluntariado Internacional de Verão, o município conta com a parceria associações Zavod Manipura, AJ Inter, EstYES/Izum Youth Club e Pi Youth Association.