A demonstração de artes marciais e de expressões artísticas, a actuação de um grupo de crianças e jovens do bairro, com música e danças ciganas, foram alguns dos momentos que marcaram a inauguração do projecto KONT´@RTE – E6G para o triénio 2016 a 2018. A festa decorreu no passado dia 6 de Maio, na sede do projecto, no bairro da Caneira.
A autarquia assume a promoção local e a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo a gestão do projecto, contando ainda com a parceria formal do Agrupamento de Escolas do Montijo, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Montijo, do ACES_ Arco Ribeirinho, da Florineve Lda e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, salientou que este é “um projecto com soluções inovadoras para enfrentar as causas das desigualdades que corroem a nossa coesão social, demonstrando a força que tem a cooperação das instituições do concelho”. Para Nuno Canta, o verdadeiro desafio deste projecto reside no facto de “metermos mãos à obra para construir a partir dos problemas concretos e das dificuldades das pessoas respostas de solidariedade social. Foi por isso e com grande satisfação, que concebemos, em conjunto com os parceiros, o projeto KONT´@RTE”.
Por sua vez, a directora do Programa Escolhas do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Internacional, Luísa Malhó, disse que “para estes três anos temos perspectivado um trabalho muito forte com o projecto e neste kontarte todos contamos: a equipa, as famílias as crianças e os jovens”. “Acima de tudo, este projecto só faz sentido se todos participarem, se trabalharmos juntos em prol deste bairro, se todos se empenharem não só em cuidarem deste espaço mas também em proporem actividades”, disse ainda a responsável.
Já o professor João Martins, presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, recordou que este é o décimo ano que o projecto “Tu Kontas” funciona, “primeiro no Esteval e agora, pelo quarto ano, na Caneira. É uma mais-valia essa continuidade. Tem sido um privilégio trabalhar com esta equipa”.
A candidatura do projecto KONT´@RTE à 6ª Geração do Programa Escolhas, para o triénio 2016 a 2018, foi uma das 88 candidaturas aprovadas, num universo de 247 candidaturas ao nível nacional, com um financiamento anual previsto de 65.100 euros. Contribuir para o desenvolvimento, integração e autonomia de 180 crianças, jovens entre os 6 e os 30 anos e famílias de contextos socioeconómicos vulneráveis e multidesafiantes é o objectivo que o projecto Kont@rte pretende superar, dando continuidade mas reforçando o já realizado pelo Projecto Tu Kont@s+ no Bairro da Caneira, no âmbito da 5ª Geração Escolhas, que decorreu entre 2013 e 2015.
O projecto aposta na inclusão social de crianças e jovens em situação de maior vulnerabilidade social, na promoção e no reforço das competências e potencialidades dos mesmos ao nível pessoal, social, moral, artístico, desportivo e cultural, através de metodologias de educação não formal e educação pela arte, participação cívica e comunitária e inclusão digital.