Litoral Alentejano

APA avalaia desassoreamento do rio Sado

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai avaliar o esassoreamento do rio Sado, após um pedido feito pelo presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

O autarca enviou um ofício ao presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no final de julho, respondeu esta entidade que vai ser avaliado o respetivo pedido de desassoreamento de troços do rio Sado junto à cidade.

“Apreciada a comunicação oficial da autarquia de Alcácer do Sal, na qual se solicita que sejam promovidas ações de desassoreamento de um troço do rio Sado junto à área urbana (entre a ponte rodoviária e a ponte do IC1), a Agência Portuguesa do Ambiente, IP informa que este tipo de ações terão de ser adequadamente avaliadas sob vários aspetos, nomeadamente do ponto de vista ambiental e arqueológico, envolvendo a consulta de outras entidades. Nesse âmbito, a APA informa que irá promover a referida avaliação e as consultas necessárias, com vista a enquadrar as tipologias de intervenção a desenvolver, a respetiva estimativa de custos financeiros, possíveis fontes de financiamento e a sua calendarização”, refere o ofício remetido pela entidade oficial.

Recorde-se de que as intervenções desta índole são uma competência do Ministério do Ambiente, pelo que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal alertou a Agência Portuguesa do Ambiente para a necessidade urgente de desassoreamento de troços do Sado, rio que se encontra fortemente assoreado com largos prejuízos para meio ambiente, paisagem urbana, navegabilidade e turismo. A resposta da APA reconhece que esta competência não é do Município, tendo a intervenção da autarquia sido crucial para que fossem desencadeados procedimentos fundamentais.

admin

Recent Posts

Tribunal de Setúbal declara Vitória Futebol Clube insolvente

O Tribunal de Setúbal declarou a 3 de maio o Vitória Futebol Clube insolvente após…

18 horas ago

BB Blues Fest de 30 de maio a 2 de junho na Moita

O BB Blues Fest está de regresso, para a sua 13ª edição, entre os dias…

2 dias ago

Méee Festival Folk leva música e dança a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, enche-se de música e dança…

2 dias ago

GNR deteve homem com catana em Alcácer do Sal

O Comando Territorial da GNR de Setúbal, através do Posto Territorial da Comporta, deteve no…

2 dias ago

Parlamento Europeu aprova diretiva de incentivo à reparação de produtos

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a diretiva que introduz um novo direito à reparação para…

3 dias ago

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata,…

3 dias ago