Alunos e autarcas plantam árvores no recinto do mercado mensal do Pinhal Novo

Um grupo de alunos da Escola Básica António Santos Jorge (3.º C) participou, no dia 18 de janeiro, numa ação de plantação de árvores, no recinto do Mercado Mensal de Pinhal Novo.

Na ocasião, foram plantados seis pinheiros e alguns medronheiros, dando continuidade a uma ação mais alargada, a decorrer, que envolve cerca de duas centenas espécies arbóreas no local (projeto Pinhal Novo Verde).

A iniciativa contou, também, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, de técnicos do município e representantes da Junta de Freguesia de Pinhal Novo.

Esta ação resulta da proposta que as crianças apresentaram no final do anterior ano letivo ao Município, no âmbito de uma Assembleia “Eu Participo” incluída no Projeto “Escola Agentes Eu Participo”. Na altura, ficou acordado que seriam convidadas a participar numa ação de plantação de árvores promovida pela Câmara Municipal.

A necessidade de garantir que todas as crianças tenham o direito a uma natureza que lhes permita crescer felizes, saudáveis e em segurança foi uma das preocupações que apresentaram no Manifesto dos Direitos de Todos na Vila de Pinhal Novo.

Este projeto enquadra-se no âmbito do Plano Municipal de Promoção da Participação Infantil e Juvenil, através do qual o Município assume a sua responsabilidade de escutar as preocupações das crianças e de tomá-las em consideração nas suas decisões, garantindo os direitos de participação infantil inscritos na Convenção sobre os Direitos da Criança.