Setúbal

Alexandrina Pereira lança livro “Poesia em tom de fado”: “Perpetuem a minha memória, cantando-me”

Alexandrina Pereira lançou o livro “Poesia em tom de fado”, a 9 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Setúbal, contando com a presença de mais de meia centenas de pessoas, entre as quais poetas, fadistas, músicos, autarcas e amigos. Uma cerimónia que contou com momentos de poesia e fado, acompanhados por Jorge Pimentel à guitarra portuguesa e Albano Almeida à viola de fado, e onde a poetisa deixou a sentida mensagem de que “perpetuem a minha memória, cantando-me”.

O livro, com 119 páginas, numa edição de autor, com conceção gráfica de Sandra Buscardine, da Tipografia Rápida de Setúbal, inclui 112 letras já gravadas e 40 inéditas, com fotografias da autora. Os artistas que gravaram e que estão referidos no livro são Ana Pacheco, Deolinda de Jesus, Inês Duarte, Georgette de Jesus, Joana Veiga, Manuel de Jesus, Maria Caetano, Pedro Lisboa e Susana Martins. Outros fadistas, sem gravação, estão também assinalados porque cantaram poemas da poetisa como Carla Lança, Carlos Zacarias, Miguel Camões e Odete Silva.

A obra foi apresentada por Joaquim Calçadas, locutor da Rádio Amália, que teceu largos elogios à poetisa. Alexandrina Pereira é “uma setubalense de alma e coração”, salientando que “Setúbal foi a terra onde nasceu, que faz parte do seu coração, que está ligada ao associativismo e à poesia”, recordando que já foi agraciada pelos municípios de Setúbal e Palmela e por uma cidade do Brasil, e ganhou a melhor letra da Grande Marcha de Lisboa em 2011.

Alexandrina Pereira explicou que “apresentei um livro tão diferente dos anteriores”, sendo este o décimo segundo, porque “há uma altura da nossa vida, quando ultrapassamos os 70 anos, surge a vontade de arrumar um pouco da nossa vida e senti isso na minha parte literária”.

A poetisa lembra que “escrevi tanto para fado e marchas e todas as letras estavam em pastas de arquivo e pensei que um dia aqui iria tudo fora” e “então pensei num livro porque é mais fácil de guardar, numa biblioteca ou numa prateleira”.
Alexandrina Pereira revelou que “possivelmente farei outro porque há mais letras do que está neste e também outro com marchas populares porque são imensas as letras que escrevi”.

“Este livro vai permitir a possibilidade de alguém que goste das letras venha a cantá-las, porque quem escreve, o que mais gosta é de ouvi-las”, confessa a poetisa.

Alexandrina Pereira recorda que a primeira letra gravada foi em 1999 por Inês Duarte com o título “Presente e passado”. Ana Pacheco gravou “Xaile de negra cor”, Maria Caetano “Sempre um tempo”, Manuel Jesus “O meu fado no mar”, Georgette Jesus “Abraço fadista”, Joana Veiga “Quadras Soltas sobre o fado” e Susana Martins “Ponho flores na tua boca” e “A voz modo povo”. Pedro Lisboa e Deolinda de Jesus são os fadistas com mais fados gravados da autora, com mais de uma dezena, cada.

A poetisa agradeceu a presença de todos pela “gentileza, amabilidade e carinho de estarem aqui presentes e para mim são sempre momentos especiais”.

admin

Recent Posts

Morreu Paulo Cardoso, bombeiro de Palmela, em exercício físico

Paulo Cardoso, de 43 anos, pertencente aos Bombeiros Voluntários de Palmela, morreu esta manhã, 15…

13 horas ago

Presidente da Câmara de Setúbal concorda com aeroporto em Alcochete

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que é também presidente da Associação…

19 horas ago

Semana Académica de Setúbal com Rosinha, Richie Campbell e Plutonio

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) vai realizar a Semana Académica de…

19 horas ago

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

2 dias ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

2 dias ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

3 dias ago