Outros

Alex Gaspar, fotógrafo setubalense: “Através da minha ‘lente’ pretendo captar a luz, as situações e as pessoas com a humanidade de cada rosto”

A exposição fotográfica de Alex Gaspar “Manifesto Humano, rostos com dignidade” vai ser inaugurada a 7 de março, pelas 16h30, na Biblioteca da Escola Superior de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Setúbal. O conjunto das imagens expostas retrata rostos, habitantes, contextos e situações de alguns “bairros” da nossa região. A lente do fotógrafo setubalense capta a luz, as situações e as pessoas com a humanidade de cada rosto, a dignidade para além do contexto, transformando as fragilidades inerentes à quotidianidade precária em linhas de força e esperança que nos interpelam a um olhar mais profundo e nos levam a questionar os estereótipos e as respostas fáceis. Esta mostra tem a curadoria de Manuel Simões, Monge Zen e Produtor Cultural.


Setúbal Mais – Como surgiu a ideia de realizar esta exposição?

Alex Gaspar – Com esta exposição pretendo apresentar algumas imagens de várias reportagens que realizei, enquanto fotojornalista, para a imprensa nacional e regional. No essencial, são três grandes reportagens que foram feitas entre 2019 e 2022 na área social/habitação.

Setúbal Mais – Pode explicar a escolha do título e o que a exposição mostra?

Alex Gaspar – É uma exposição de fotografia composta por três “núcleos” de imagens, que se apresenta enquanto um manifesto muito pessoal. É constituído por um conjunto de fotografias nunca antes expostas. O primeiro é composto por cinco imagens, a cores, impressão sobre vinil, publicadas inicialmente no livro “Manifestações”, que se encontra em pré-publicação. O segundo “núcleo” trata-se um vídeo que apresenta, contextualiza e faz a ligação do conteúdo expositivo agora apresentado.

O terceiro é composto por 23 imagens a cores, impressão sobre vinil, inicialmente publicadas em 2021, na edição especial dos 166 anos do jornal “O Setubalense”, com texto da jornalista Inês Antunes Malta. O conjunto das imagens retrata rostos, habitantes, contextos e situações de alguns “bairros” da nossa região.

Setúbal Mais – Qual a mensagem que pretende transmitir com esta exposição?

Alex Gaspar – Através da minha “lente” pretendo captar a luz, as situações e as pessoas com a humanidade de cada rosto, a dignidade para além do contexto, transformando as fragilidades inerentes à quotidianidade precária em linhas de força e esperança que nos interpelam a um olhar mais profundo e nos levam a questionar os estereótipos e as respostas fáceis.

Setúbal Mais – Neste momento global de redes sociais e da foto fácil com telemóvel qual a importância do fotojornalismo?

Alex Gaspar – Realmente, de uma forma geral, o mundo “acelerou” graças aos vários avanços tecnológicos, ao telemóvel “inteligente”, a internet cada vez mais rápida, as várias redes socias com uma transferência de comunicação vertiginosa. Um fotojornalista não é só um individuo que dispõe de uma técnica fotográfica, é um profissional credenciado com código de ética e conduta. Seja por que meio for, a máquina fotográfica, o telemóvel ou outro aparelho (drone, camara 360), ele usa as técnicas para reportar um acontecimento, na grande maioria das vezes tem de contar toda uma história numa só fotografia, o que é desafiante. Embora se sinta cada vez mais o desinvestimento, principalmente público no jornalismo, os profissionais por ele apaixonados continuam insistentemente a desenvolver o seu trabalho de informar o público. Tenho grande admiração por quem desenvolve a profissão de fotojornalista a tempo inteiro, eu infelizmente só me dedico a tempo parcial.

Alex Gaspar

Fotógrafo premiado

Alex Gaspar é um fotógrafo amplamente reconhecido pelas histórias que conta através da sua lente, onde mostra a beleza e leveza dos dias, ainda que difíceis.

Disposto a acreditar num bem maior e num mundo cheio de novas oportunidades, é pessoa de meditação, boas práticas e o coração regido pelo bem e isso faz com que coloque todo o amor que tem na arte da fotografia, e seja assim reconhecido com várias menções honrosas e prémios onde se destacam: o 1.º Prémio atribuído pela EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza, na categoria de imprensa regional, e o 1.º prémio de direitos humanos e integração atribuído pela UNESCO e pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

Para saber mais e conhecer melhor o seu trabalho podem seguir:
www.fotoalexgaspar.pt.

admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

6 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

12 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

1 dia ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

1 dia ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago