Outros

AlenSado produz 20 milhões de quilos de tomate por ano

A AlenSado – Cooperativa Agrícola do Sado, sita na freguesia de Alvalade, concelho de Santiago do Cacém, fundada em 1997, dedica-se à produção de cereais e de hortícolas, com destaque para o tomate, conta com mais de 50 associados no activo e um volume de negócios de 8 a 10 milhões de euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, esta cooperativa é “um excelente exemplo da região e do país daquilo que é a agricultura, numa componente positiva”.

António Raposo, administrador executivo da AlenSado, explicou que a cooperativa está instalada, desde 2005, num terreno com 15 mil metros quadrados cedido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e onde foram investidos mais de 1,3 milhões de euros, com apoios de fundos comunitários, em três fases distintas:

  • na primeira uma unidade de secagem com capacidade de secar 300 toneladas de milho, com dois silos com capacidade de dois milhões de armazenagens, num investimento superior a 440 mil euros;
  • na segunda, num investimento de mais de 760 mil euros, instalaram-se quatro silos, um secador e uma ceifeira, para o sector dos cereais;
  • na terceira, o investimento superior a 122 mil euros, avançou-se paras coberturas e uma unidade de embalagem.

O responsável realça que é “praticada uma agricultura o mais sustentável possível”, dando o exemplo das estufas, com 10 mil metros quadrados, com sistemas de rega automatizados.

António Raposo explica que a AlenSado reúne duas organizações, uma de produtores de hortícolas e outra de cereais, dos concelhos de Santiago do Cacém, Ferreira (Beja) e Sines, numa produção global superior anual a 40 mil toneladas, em 3 a 4 mil hectares de terrenos.

“Somos a única associação de produtores que produz a própria planta do tomate para os agricultores”, explica António Raposo, um processo que demora quatro a cinco semanas, apontando o número de 20 milhões por ano distribuídos pelos 22 produtores de tomate, associados da cooperativa.

As 40 mil toneladas de tomate produzidas anualmente destinam-se a produtos concentrados, sendo 95% exportado para a Europa.

SANTIAGRO 2019

A conferência de imprensa de apresentação da Santiagro 2019 teve lugar na AlenSado, a 6 de Maio, onde esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acompanhado pelos vereadores Albano Pereira, Jaime Cáceres e Margarida Santos.

HM HM

Recent Posts

Festival Internacional de Música anima Setúbal

O Festival Internacional de Música de Setúbal, a decorrer de 8 a 12 de maio,…

4 horas ago

Odemira promove hábitos saudáveis em prol do coração

“Tudo em Prol do Coração” é o lema da iniciativa que vai decorrer no dia…

5 horas ago

Bispo, Van Zee, Pedro Mafama e Nininho Vaz Maia são cabeças de cartaz da Santiagro que espera 40 a 50 mil visitantes durante quatro dias

A 36.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo que decorre, entre 30…

9 horas ago

Feira Nacional do Porco espera 20 mil visitantes de 16 a 18 de maio no Montijo

A 26.ª edição da Feira Nacional do Porco que vai realizar-se de 16 a 18…

1 dia ago

Road Trip “18 distritos, 18 bibliotecas, 18 livros” arranca em Setúbal

O jornalista e escritor João da Silva iniciou a 6 de maio em Setúbal um…

2 dias ago

Dia do Moscatel de Setúbal é celebrado com mostra, prova e venda

Dia do Moscatel de Setúbal de 10 e 11 maio 2024, 11h00 às 19h00, na…

2 dias ago