A acção, promovida em colaboração com a Organização Não Governamental – CHELONIA, decorre entre as 10h30 e as 12h00 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
O grupo de voluntários procederá à recolha de resíduos (que seguirão para tratamento e reciclagem selectiva) e de PET (que será transformado e reintroduzidos na economia).
A “Mares Circulares” convida a população a juntar-se à iniciativa. Para participar como voluntário basta enviar um e-mail para socialmedia@chelonia.es e identificar a praia, o nome e número de pessoas.
Está confirmada a presença de voluntários da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM), do Centro Jovem Tabor, de escuteiros, um grupo de trabalhadores da fábrica de Azeitão da CCEP (a celebrar este ano o quadragésimo aniversário) e de funcionários da autarquia de Setúbal.
O programa de intervenção e voluntariado, “Mares Circulares”, um projecto da Fundação Coca-Cola e da Coca-Cola European Partners (CCEP), arrancou em Agosto com uma acção de limpeza na praia da Ponta dos Corvos (Seixal), a que se seguiram as praias do Homem do Leme (Porto), do Aterro (Matosinhos) e Ilha de Faro (Algarve). Realizaram-se também acções de sensibilização na praia da Franquia, no concelho de Odemira e na Praia da Figueirinha, em Setúbal para consciencializar as populações sobre a necessidade de reciclar as embalagens e de como se poderá ter uma atitude mais responsável com o meio ambiente.
A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 km de costa, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ONGs e fundações.
Em Portugal, o projecto está a ser implementado em seis praias do continente e numa reserva marinha na Ilha de São Miguel, nos Açores. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar.
“Mares Circulares” é um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.
Esta iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade que a Companhia tem em curso até 2025 com claros objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente.
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