Navigator aumenta lucros em 20% para 241,4 milhões de euros

A The Navigator Company encerrou os primeiros nove meses de 2024 com um crescimento de 20,3% nos seus resultados líquidos, alcançando € 241,4 milhões. Até setembro, o EBITDA atingiu os € 431,3 milhões, um aumento de 14,5% face ao período homólogo de 2023, refletindo uma margem EBITDA robusta de 27,5%, mais 1,7 pontos percentuais. O volume de negócios alcançou os € 1.569 milhões, um crescimento de 7,4% face ao mesmo período do ano passado.

Estes resultados são “fruto da resiliência da Navigator perante a volatilidade do mercado, da sua eficiência na gestão do mix de negócios, da estratégia comercial e do controlo de custos”, refere a empresa, em comunicado.

“Em termos comerciais, a robustez dos preços de papel de impressão, de embalagem e de tissue e o maior peso dos novos segmentos de negócio, tissue e packaging, garantiram os bons resultados registados”, adianta o comunicado.

Segundo a The Navigator Compan, “o foco na eficiência e gestão de custos, permitiu nova redução significativa de cash costs entre 4% e 12%, face ao período homólogo, em todos os segmentos de pasta e papel (impressão e escrita, tissue e packaging); o esforço continuado de controlo de custos, permitiu reduções de cash costs entre 20 e 30%, desde o valor máximo atingido em finais de 2022, ainda que se mantenham em níveis superiores aos verificados na pré-pandemia, tendo a estabilização do preço pago pela madeira nacional à porta da fábrica em 2023 e 2024, após substancial aumento nos 6 anos anteriores, dado importante contributo”.

“A aposta na inovação e na sustentabilidade do negócio que carateriza todo o percurso histórico da Navigator continua a ser um importante suporte da performance. No 3º trimestre deste ano, no âmbito da estratégia de diversificação de negócio, arrancou, em fase de testes de produto e de aceitação do equipamento, a produção integrada de celulose moldada. As primeiras peças ficaram disponíveis no mercado durante o mês de outubro, destinando-se a substituir as embalagens de plástico e de alumínio de utilização única no mercado de food service e food packaging”, conclui.