Setúbal recebe terceira etapa mundial das águas abertas

Setúbal recebe a 12 de outubro a terceira etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas, no Parque Urbano de Albarquel, com 59 nadadores de elite, incluindo medalhados olímpicos, a competir no rio Sado.

“É um orgulho continuar a ter esta prova em Setúbal com um leque de atletas de elite”, sublinhou o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, em conferência de imprensa realizada hoje no Novotel, de antevisão da etapa setubalense da World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024.

O autarca, ao enaltecer as condições naturais e a organização de excelência desta prova, a qual se realiza na cidade há mais de década e meia, “contribui para a afirmação desportiva de Setúbal”, adiantou que esta edição acontece “num mês atípico” e com “desafios acrescidos”, devido ao quadro meteorológico adverso.

A maratona aquática na distância de dez quilómetros, organizada pela World Aquatics em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Federação Portuguesa de Natação, tem início às 15h00 com a prova masculina, a que se segue, dez minutos depois, a competição feminina.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António Silva, que também assume a atual liderança da LEN – Liga Europeia de Natação, destacou a experiência de Setúbal na organização de 17 edições de provas de natação em águas abertas, em que se incluem três apuramentos olímpicos.

“Esta é uma competição de alto nível, numa cidade com condições excecionais para a realização deste tipo de provas e com uma organização com experiência comprovada”, realçou o dirigente.

Entre os cinquenta nadadores em representação de 13 países – Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Chéquia, França, Hungria, India, Itália, Mónaco, Países Baixos, Portugal e Tapei – estão, entre outros, os medalhados olímpicos Kristof Rasovszky, da Hungria, e Moesha Johson, Austrália.

“Estou muito contente e sempre ansioso por voltar a Setúbal”, partilhou o nadador húngaro Kristof Rasovszky, campeão olímpico em título. “Foi aqui que, em 2017, conquistei a minha primeira vitória na Taça do Mundo. Por isso, é sempre especial regressar e competir com os melhores.”

Ana Marcela Cunha, do Brasil, veterana em participações na etapa setubalense do circuito mundial das águas abertas, também só tem boas memórias de Setúbal. “É um lugar bonito no qual gosto de competir. Foi aqui que, em 2007, participei pela primeira vez nesta competição mundial.”

No desafio nas águas do rio Sado, destaque igualmente para o conjunto de atletas da seleção portuguesa de natação em águas abertas, entre os quais constam Tiago Campos, Diogo Cardoso, Bruno Loureiro, Mariana Mendes, Mafalda Rosa, Ricardo Santos e Tom Sarreira.

“Estamos num novo ciclo, com alguns nadadores em estreia na competição mundial”, apontou o diretor técnico nacional para as águas abertas, Daniel Viegas, que destacou a importância da prova setubalense para formação de atletas. “É uma prova dura, que acrescenta experiência, e catalisadora das águas abertas.”

O nadador português Tiago Campos, de 25 anos, o mais experiente da atual ‘armada portuguesa, destacou, igualmente, “o rejuvenescimento da equipa nacional” e mostrou-se confiante para a competição do rio Sado, na qual também já foi feliz, ao conquistar um apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A delegada técnica da World Aquatics, Britta Kamrau também destacou a relevância da prova setubalense. “Setúbal é um lugar especial nesta competição da World Aquatics, com condições naturais extraordinárias e uma organização que cria todas as condições para o sucesso.”

Além da etapa do circuito mundial desta disciplina da natação, Setúbal acolhe, igualmente a 12 de outubro, igualmente no Parque Urbano de Albarquel, duas provas abertas mass event nas distâncias de 500 metros, às 10h15, e de 1600 metros, às 10h45.

A World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024, o circuito mundial da Taça Mundo de natação em águas abertas, em edição com cinco etapas, teve início em março com a prova em Soma Bay, no Egito, a que se seguiu, em maio, a competição em Golfo Aranci, na Sardenha, Itália.

Depois de Setúbal, Portugal, a competição de elite desta disciplina da natação prossegue a 26 e 27 de outubro em Hong-Kong, região administrativa especial da China, terminando a 22 e 23 de novembro em Neom, na Arábia Saudita.