PS do Montijo lamenta decisão de Fernando Caria de sair do partido

A Concelhia do PS do Montijo “respeita, mas lamenta” a decisão de Fernando Caria em sair do partido que representou durante 28 anos, dos quais 11 como presidente Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Em comunicado, a Cocnelhia refere que “os autarcas do PS Montijo, que integram o executivo da junta e a assembleia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, foram eleitos para representar e defender os interesses dos fregueses e é isso que continuarão a fazer, independentemente do enquadramento político da presidência da junta”.

“Os partidos são constituídos por pessoas, que acreditam nos mesmos valores e princípios ideológicos. As suas decisões estão para além de vontades individuais, sempre em prol dos interesses da comunidade que servem”, refere ainda o PS.

Recorde-se que nas últimas eleições para os órgãos concelhios do partido, que decorreram há três meses, qualquer militante podia concorrer, mas só se apresentou uma lista liderada por Catarina Marcelino. O resultado das eleições determinou a composição dos órgãos concelhios do partido, que se encontram em funções desde o dia 18 de julho.

No Partido Socialista, “os militantes sempre tiveram liberdade para expressar as suas ideias e os seus pontos de vista que, com respeito democrático, são devidamente considerados na definição do caminho político a seguir”, afirma Concelhia, acrescentando que “recentemente, o Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, desvinculou-se do Partido Socialista”.

“O PS Montijo agradece o seu contributo para o projeto autárquico socialista, ao qual esteve intrinsecamente ligado por quase três décadas. Fernando Caria foi um dos protagonistas deste projeto, quer como presidente de junta, quer como militante, sem nunca o pôr em causa”, conclui.

De salientar que

Fernando Caria, presidente da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, vai candidatar-se à presidência da Câmara Municipal do Montijo como independente nas eleições autárquicas de 2025.

“O que me faz avançar para uma candidatura independente para a presidência da Câmara Municipal do Montijo é o incentivo que a população montijense me tem dado ao longo dos últimos três anos”, afirma o autarca.

Fernando Caria sublinha que tem “o desejo de servir a minha terra, o que tenho feito sempre na junta de freguesia”.

Para tal, desvinculou-se oficialmente do Partido Socialista a 30 de setembro numa carta enviada ao presidente do mesmo, Carlos César, mas antes informou a presidente do município, a socialista Maria Clara Silva sobre a sua decisão. “Em tempos tive uma série de divergências com os meus colegas e antigas camaradas do partido, não nos entendíamos nem boas relações de trabalho, tínhamos formas de pensar diferentes sobre o futuro do Montijo e decidi abandonar o partido”, confessa Fernando Caria, considerando ser já “um assunto do passado e não vou falar mais sobre isso”.

Fernando Caria terminará o seu terceiro mandato à frente da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro como independente, embora tenha sido eleito pelo PS. “Sempre fui presidente de junta de todos os montijenses e afonsoeirenses, fui eleito pelo PS, e agora serei presidente de todos os fregueses”. “A minha função e trabalho serão os mesmos”, conclui.

O candidato está a tratar do processo de candidatura, para a criação de um movimento, com o apoio das pessoas. “Temos um grupo que está a trabalhar na composição das futuras listas e ao seu tempo divulgaremos as novidades e as linhas gerais programadas para servir cada vez melhor a nossa terra porque é isso que nos propusemos”, disse ainda Fernando Caria, prometendo apresentar candidatos em todos os órgãos autárquicos do concelho.