Mergulhadores da Marinha marcam presença em limpeza subaquática e inativam engenho explosivo submarino em Sesimbra

Uma equipa de mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 2 (DMS2) marcou, a 27 maio, em Sesimbra, presença na segunda edição do projeto “Oceanum Liberandum”.

Durante esta atividade um bombeiro mergulhador que participava na operação de limpeza, detetou, no leito do porto de pesca de Sesimbra, um objeto suspeito que se veio a identificar como um engenho explosivo.


A Polícia Marítima, que se encontrava no local a efetuar segurança às atividades, procedeu ao isolamento da zona onde o objeto foi detetado, tendo solicitado o apoio de uma equipa de mergulhadores da Marinha especialista em inativação de engenhos explosivos.


Esta equipa do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº1 (DMS1) deslocou-se de imediato para o local, tendo confirmado tratar de um engenho explosivo, encontrando-se em muito mau estado, circunstância que o tornava ainda mais perigoso.

A equipa de mergulhadores da Marinha removeu o objeto para águas mais profundas fora do porto de Sesimbra, com apoio da lancha do ISN, e procedeu à sua inativação já a uma distância segura.

A Marinha alerta para a importância de não manusear qualquer objeto que se assemelhe a um engenho explosivo, devendo, quem eventualmente encontre, comunicar de imediato às autoridades.

O projeto “Oceanum Liberandum” tem como objetivo reunir o maior número de mergulhadores de todas as origens, recreativos, profissionais, das forças armadas e da segurança e proteção civil, voluntários numa demonstração de força e união pela proteção dos oceanos e da vida marinha, tentando, simultaneamente, o recorde de 24 horas de limpeza subaquática.

Esta atividade, que reuniu diversas entidades da Marinha, Autoridade Marítima Nacional, do Corpo Nacional de Bombeiros e da comunidade de mergulhadores, demonstra o compromisso da Marinha e restantes entidades para com a conservação dos oceanos, com a preservação da vida marinha e com a segurança de todos os que fazem do mar a sua segunda casa.