APS assinala 40 anos do porto de Sines: Com iniciativas e actividades até Dezembro

O porto de Sines celebra este ano 40 anos de existência e os pontos altos do programa de comemorações oficiais são a realização, em Lisboa, de uma conferência dedicada ao tema “Sines 5.0 – activo estratégico da economia nacional” e a regata Tall Ships 2017, em Sines, que promete atrair 200 mil visitantes.

O programa das comemorações foi apresentado na semana passada, pelo presidente do conselho de administração da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), José Luís Cacho, o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, o presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) Global Parques, Francisco Palma, e o novo presidente da CPSI – Comunidade Portuária de Sines, Jorge d’Almeida, no auditório da APS.

As comemorações do 40º aniversário da APS envolvem várias iniciativas, que vão decorrer ao longo do ano, tendo como datas de referência o dia 19 de Junho, data da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que deu início a todo o processo da sua formação, e culminarão no dia 14 de Dezembro, data oficial do aniversário.

A conferência “Sines 5.0 – activo estratégico da economia nacional”, que se realiza em Março, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa parceria da APS com a AICEP Global Parques, marca o início destas comemorações, que têm por objectivo dar a conhecer o papel determinante do porto e da sua envolvente industrial e logística, para a região e para o país, enquanto activo estratégico da economia nacional. Esta conferência, que será secundada por mais três, a decorrer em Sines, sob o tema “Sines daqui a 40 anos” vai ser “o pontapé de saída” para desenvolver “um conceito dinâmico que vai prevalecer ao longo dos próximos anos”, com a “perspectiva de captar investimento e projectos industriais e logísticos para Sines que alavanquem e sustentem o crescimento que se pretende para os próximos anos”, disse José Luís Cacho.

O presidente da APS sublinhou que o objectivo desta iniciativa “é criar algum pensamento para o futuro, tentar perspectivar como será o porto de Sines daqui a 40 anos”.

Já Francisco Mendes Palma, administrador da AICEP Global Parques, um dos parceiros da APS nesta iniciativa, explicou que a conferência a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian irá assentar em três pilares fundamentais: a memória, o valor e a perspectiva”. “A memória, para percebermos e termos mais consciente a memória do que é o projecto de Sines; o valor, na acepção do valor económico de Sines e, para isso irá ser apresentado e divulgado brevemente um estudo que está a ser feito em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa que revelará o valor económico do projecto de Sines; e a perspectiva das valências de Sines, ao nível industrial e portuário”, adiantou Francisco Mendes Palma.

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, destacou a regata Tall Ships Race, que irá decorrer de 28 de Abril a 1 de Maio, com 20 veleiros já confirmados e a expectiva de 200 mil visitantes. “É com grande prazer que vamos receber este evento, onde tivemos a concorrência de grandes cidades nacionais e que foi ganho por nós”, sublinhou o edil.

O recém-eleito presidente da CPSI, Jorge d’Almeida, que representa as empresas que operam no perímetro do porto de Sines, manifestou o “apoio completo a estas iniciativas, que continuarão a criar massa crítica para trazer mais desenvolvimento ao crescimento notável que têm tido a cidade e o porto de Sines”.

As comemorações incluem ainda o lançamento do livro “40 anos, 40 Imagens”; a produção do filme/documentário “Sines – 40 Anos a Mover Portugal”; exposição da Trienal de Arquitectura de Lisboa: CAS – Centro de Artes de Sines; exposição Porto de Sines – 40 Anos a Mover Portugal; concurso de fotografias para crianças; corrida Porto de Sines; concerto comemorativo ; Feira do mar.


Porto de Sines

Mais de 51 milhões de toneladas em 2016

 O porto de Sines, após anos de sucessivos recordes, registou em 2016 mais de 51 milhões de toneladas movimentadas, correspondendo a uma variação homóloga de 16,4%.

Com todos os terminais a crescer, especial destaque deve ser dado ao Terminal de Contentores, com um crescimento homólogo de 25%, para um total de 20,6 milhões de toneladas, 4 milhões de toneladas a mais do que em 2015.

O Terminal de Granéis Líquidos foi o segundo em termos de evolução positiva, com um crescimento de 15,6% face a 2015; na prática, mais 3 milhões de toneladas que as movimentadas no período homólogo.

Ainda na carga contentorizada, no que diz respeito ao volume de TEU (unidade de medida de contentores), Sines ultrapassou em 2016 a barreira do 1,5 milhões, com um total de 1.513 milhões, correspondendo a uma variação homóloga de 13,6%.

Em 2016 escalaram Sines 2.422 navios, 235 mais que em 2015, o que corresponde a um crescimento de 10,7%.