Categories: Outros

Vila Nova de Milfontes recebe Comemorações do Centenário da primeira Viagem Aérea Portugal – Macau (1924 – 2024)

O encerramento das Comemorações do Centenário da primeira Viagem Aérea Portugal – Macau (1924 – 2024) acontecerá no dia 21 setembro, em Vila Nova de Milfontes, com um amplo programa dedicado à história e à homenagem deste feito pioneiro da aviação portuguesa. O Município de Odemira, a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto associaram-se para assinalar a efeméride, levada a cabo por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, concretizando um feito pioneiro e emblemático na aviação internacional.

O programa das comemorações, que decorre desde abril, é organizado em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, com a participação das famílias, e culminará no concelho de Odemira, território de origem do Comandante Brito Paes, onde foi iniciada a viagem aérea.

Pelas 11.00 horas será visitado o local de descolagem da Viagem Aérea Portugal-Macau, no Campo dos Coitos, junto a Vila Nova de Milfontes, com explicação do historiador António Quaresma, momento que será assinalado com a passagem de aviões da Força Aérea. Para as 12.30 horas está agendado um momento de homenagem da Força Aérea Portuguesa, com descerramento de placa comemorativa no Largo da Barbacã.

A partir das 15.00 horas o programa de atividades decorrerá no Colégio Nossa Senhora da Graça, com a realização de uma Mesa de Conferências, que terá a moderação de Isabel Morujão (do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – FLUP/ CITCEM e coordenadora científica das Comemorações), com a apresentação dos temas “De Portugal a Macau – A viagem” pelo Coronel Carlos Mouta Raposo (Diretor do Museu do Ar), “Regresso a Milfontes. O momento ‘humilde e grande’ da consagração” por António Quaresma (investigador e historiador) e “Milfontes porquê? – homenagem a um tempo da aviação pioneira” por Henrique Henriques-Mateus (Direção Histórico-Cultural da Força Aérea).

Pelas 16.30 horas será apresentado o livro “De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria, de Sarmento de Beires”, edição bilingue português mandarim de Isabel Morujão e Rita Pina Brito, por Isabel Morujão (FLUP/ CITCEM), bem como a oferta do Postal Inteiro de Correios alusivo ao Centenário da Viagem Aérea Portugal-Macau – CTT Correios de Portugal. Pelas 17.30 horas será apresentada, também no Colégio Nossa Senhora da Graça, a edição especial de vinho branco Encosta das Fornalhas comemorativa do Centenário da Viagem aérea Portugal – Macau, produzido pela Adega dos Nascedios, no concelho de Odemira.

O encerramento oficial das comemorações acontecerá no Jardim Público de Vila Nova de Milfontes, pelas 20.30 horas, com a apresentação do documentário “Portugal-Macau 1924-2024”, de Diogo Vilhena, seguindo-se a partir das 21.30 horas, um espetáculo musical com a atuação da Banda de Música da Força Aérea que conta com a participação da fadista Joana Luz, com entradas livres.

Nos meses de outubro e novembro, estará patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, a exposição itinerante “Portugal na aventura de voar”, com curadoria de Isabel Morujão e Henriques-Mateus, que reúne, entre outros objetos, a hélice do “Pátria”, troféus e fotografias.

O programa das comemorações decorreu, entre abril e setembro, em vários momentos em Sintra, Porto, Macau e Hong Kong, que contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro. A Sessão Oficial de Abertura das Comemorações do Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau aconteceu no dia 7 de abril, no Museu do Ar, em Sintra. O segundo momento oficial aconteceu no dia 15 de maio, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.

Seguiram-se dois momentos, no dia 20 junho, em Macau, no Consulado Geral de Portugal para Macau e Hong Kong, inserido nas comemorações do mês de junho – Mês de Portugal, e no dia 21 junho, em Hong Kong, no Club Lusitano de Hong Kong, cerimónias que contaram com o apoio do Consulado Geral de Portugal para Macau e Hong Kong, Instituto Português do Oriente, Fundação Oriente e Club Lusitano de Hong Kong.

admin

Recent Posts

Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal: “A quebra de produção de vinho na região será este ano entre 5 a 10%”

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, estima que a…

14 horas ago

Relatório do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na União Europeia

O grupo afeto ao diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na União Europeia (UE),…

14 horas ago

Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita: “Vamos proceder ao alargamento da Ponte do Matão”

O presidente do Município da Moita faz um balanço positivo da Festa em Honra de…

14 horas ago

Candidatura do GAL ADREPES RURAL prevê investimento de 2,6 milhões na península de Setúbal

O plano de implementação da estratégia de desenvolvimento local para as zonas rurais da península…

14 horas ago

Câmara de Alcácer e APA celebram protocolo para desassoreamento de troço do rio Sado

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e presidente do conselho…

1 dia ago

Alsa Todi inicia formação de 20 mulheres motoristas

A Alsa Todi, operadora da Área 4 do sistema de transporte público na Área Metropolitana…

1 dia ago