Setúbal e cidade chinesa de Tianjin querem aprofundar cooperação

Os municípios de Setúbal e de Tianjin manifestaram hoje o desejo de continuarem a aprofundar a cooperação iniciada em 2018, durante a receção, nos Paços do Concelho, do presidente da Câmara Municipal, André Martins, a uma delegação da cidade chinesa.

A cooperação entre Setúbal e Tianjin foi iniciada com o acordo que levou ao estabelecimento da Oficina Luban no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), uma oficina tecnológica na área da robótica industrial que ao longo de seis anos proporcionou a formação de mais de 400 alunos, com aulas em comum diariamente, a capacitação de professores e intercâmbios académicos.

O presidente da Câmara de Setúbal manifestou o desejo de que se continue a aprofundar a cooperação e salientou que “existe uma relação muito profícua” entre as duas cidades “através do IPS e da Escola Superior de Tecnologia”, considerando que isso tem reflexos no tecido empresarial de Setúbal, que tem “uma das áreas industriais mais importantes do país”.

O presidente do Comité Permanente do Congresso do Povo do Município de Tianjin, Yu Yunlin, salientou que a Oficina Luban de Setúbal é a primeira na área da robótica na Europa, tem conquistado “notáveis resultados em competições internacionais” e não teria alcançado o mesmo sucesso “sem o apoio da Câmara Municipal de Setúbal”, pelo que “pode servir de grande exemplo da cooperação” entre os dois municípios.

Numa receção em que também esteve presente uma representante do IPS, o responsável chinês considerou que as duas cidades têm “muito potencial de cooperação”, dando a tecnologia e a educação como exemplo de áreas a aprofundar.

Esta cooperação entre Setúbal, através do IPS, e Tianjin, através da Escola Vocacional Eletromecânica de Tianjin e da Universidade de Tianjin, insere-se igualmente numa política do município setubalense de cooperação para a paz.