Montijo

PS Montijo repudia afirmações de vereador do PSD e defende vereadora Marina Birrento

A Concelhia do PS Montijo quer “repor a verdade” e defender “o bom nome da vereadora Marina Birrento (PS), após um ataque ignóbil do vereador João Afonso (PSD)” na Reunião de Câmara de dia 10 de julho, “vertido posteriormente num comunicado público do PSD Montijo”.

A vereadora Marina Birrento faz parte da lista apresentada pelo Partido Socialista às eleições autárquicas de 2021, que “foi sufragada e a quem os montijenses deram a vitória eleitoral, sendo inaceitável que um partido político, que está na oposição, venha dizer que a vereadora foi cooptada, com a intenção de confundir as cidadãs e os cidadãos, através de uma falsidade”, refere o PS, em comunicado.

“As declarações do vereador João Afonso e do PSD vêm mostrar que, para o PSD, a liberdade de associação e a participação em organizações e associações só pode ser avaliada positivamente e aceite se for validada pelos valores doutrinais e morais que um certo PSD aprova”, adianta.

A Câmara Municipal de Montijo, desde 1998, liderada pelo PS, “tem tido a área da educação como uma das principais prioridades de política pública local. Apostou, como nenhum município da região, no pré-escolar público, nas escolas de 1.º ciclo de turno único, em garantir as atividades extracurriculares nas Escolas do Concelho, assim como na certificação dos refeitórios escolares com uma oferta alimentar com qualidade nutricional comprovada, na disponibilização gratuita dos manuais de exercícios e de materiais escolares a todas as crianças do 1.º ciclo de ensino do Concelho de Montijo, valorizando sempre e respeitando cada família e cada criança”, refere ainda o comunicado.

No âmbito da última transferência de competências da educação, recebeu a Escola D. Pedro Varela e a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra em “más condições físicas”, tendo feito “de imediato melhoramentos e estando previstas obras de qualificação”. “De acordo com a legislação em vigor, as escolas devem ter balneários e casas de banho em condições físicas e de higiene que sirvam o conforto das crianças, devendo respeitar a sua individualidade e a sua privacidade, para que cada criança possa fechar a porta e utilizar sozinha este espaço de intimidade, evitando situações de bullying e de abuso. Estas medidas visam a proteção e o bem-estar das crianças, ao contrário das insinuações pouco sérias do Vereador João Afonso”, pode ler-se no comunicado.

O PS lembra que “a matéria curricular e pedagógica não é responsabilidade da câmara municipal, mas sim do Ministério da Educação, como o vereador João Afonso e o PSD sabem, sendo outra falsidade a afirmação de que a vereadora Marina Birrento ou a Câmara do Montijo vão introduzir conteúdos curriculares nas escolas. A escolha das temáticas pedagógicas não são, nem podem ser influenciadas pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal do Montijo”.

O PS Montijo vem repudiar “todas as declarações caluniosas do vereador João Afonso e do PSD Montijo ao afirmar que o PS Montijo está entregue a um grupo de radicais que pretendem desestruturar a nossa sociedade e os seus principais valores, com referências a uma tentativa de sexualizar e doutrinar crianças”.

Para o PS Montijo estas são “afirmações gravosas e ofensivas, mostrando a deriva em que o PSD Montijo se encontra, de populismo e aproximação ao discurso da extrema-direita que apenas pretende, com mentiras e suspeições, criar confusão e medo entre as pessoas da nossa comunidade”.

O PS Montijo “está onde sempre esteve: ao lado das pessoas, da igualdade de oportunidades para todas as crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, independentemente da sua condição social, física ou da sua origem e identidade, de forma solidária e comprometida”, conclui.

admin

Recent Posts

Câmara de Alcácer e APA celebram protocolo para desassoreamento de troço do rio Sado

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e presidente do conselho…

9 horas ago

Alsa Todi inicia formação de 20 mulheres motoristas

A Alsa Todi, operadora da Área 4 do sistema de transporte público na Área Metropolitana…

9 horas ago

Trompetista Luís Martelo e Banda da AMUT prometem muita música e emoção

No espetáculo de encerramento da Tour “Além das Notas - Sinfonia da Superação” o trompetista…

11 horas ago

Cáritas Portuguesa promove Semana de Formação em Setúbal

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destaca a parceria que o município…

11 horas ago

Dores Meira apresenta candidatura independente à Câmara de Setúbal a 2 de outubro

A candidata independente à presidência do Município de Setúbal, Maria das Dores Meira vai apresentar…

1 dia ago

Câmara da Moita distingue personalidades e empresas

A Câmara Municipal da Moita entregou as medalhas de Mérito Municipais a personalidades e empresas,…

1 dia ago