Setúbal

Politécnico de Setúbal ganha prémio na área da sustentabilidade

O projeto “Ativa-TE!”, que resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a associação cultural Festroia, foi distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), no âmbito da 9.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS).

O prémio, entregue a 17 de outubro, em cerimónia realizada na Casa do Alentejo, em Lisboa, reconhece as boas práticas da instituição de ensino superior no âmbito do Eixo II – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente na categoria Educação de Qualidade (ODS 4), o que já aconteceu em edições anteriores, em 2020 e 2022.

Centrado no cinema como importante veículo de sensibilização para os ODS, o projeto “Ativa-TE!”, dirigido aos estudantes do IPS e à comunidade envolvente, arrancou em 2021, como parte integrante do Festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, passando posteriormente a atividade autónoma. Além da exibição de filmes, o programa vem contemplando também debates com especialistas e representantes de estruturas da sociedade civil, e/ou conversas com realizadores e atores.

O projeto pretende “ativar” os estudantes, bem como a sociedade no seu todo, para a reflexão e ação em torno de temas tão prementes como a proteção dos oceanos, a saúde mental, os direitos das mulheres e da comunidade LGBT, racismo, trabalho digno, ação climática, Inteligência Artificial, agroecologia e alimentação, educação, inclusão, proteção animal e saúde reprodutiva, entre outros.

O “Ativa-TE!” já realizou 18 sessões temáticas, num total de 64 filmes exibidos, a que se associaram 21 debates, 17 conversas com artistas, duas palestras científicas, duas sessões de jogos de tabuleiro, uma sessão de testemunhos, uma exposição de artes plásticas e uma ação de recolha de beatas.

Para Carlos Mata, vice-presidente do IPS com o pelouro da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, o galardão da APEE vem reconhecer, uma vez mais, “a aposta do IPS na educação e na sensibilização através da arte como forma de mobilização da sua comunidade académica e envolvente para comportamentos social e ambientalmente mais responsáveis, contribuindo assim, à sua escala, para um mundo mais sustentável”.

Promovidos pela APEE desde 2015, os prémios RPRSS distinguem a “implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável”. São parceiros da iniciativa a AIP -Associação Industrial Portuguesa, a Aliança ODS Portugal, a CCP-Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Fundação Montepio, o IAPMEI e a United Nations Global Compact Network Portugal.

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

2 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

10 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

1 dia ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

1 dia ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

1 dia ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

2 dias ago