Setúbal

Parque de estacionamento da praia de Albarquel destruído

O parque de estacionamento em terra batida junto à praia de Albarquel, na Arrábida, concelho de Setúbal, foi destruído, pelos novos donos da herdade e palácio da Comenda.

O terreno, embora seja particular e pertença dos novos proprietários, sempre foi usado pelo utentes da praia de Albarquel, sem quaisquer restrições.

Neste momento, o terreno foi remexido por um tractor, encontrando-se inacessível por parte das viaturas.

De salientar que os novos proprietários já tinham colocado placas de proibição de entrada na zona.

Recorde-se que na última reunião pública do executivo camarário, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, disse que tinha sido feita uma proposta para a gestão do parque de estacionamento de Albarquel mas ficou sem resposta.

“O parque de estacionamento da praia de Albarquel também é deles e ainda não temos resposta pedido que fizemos para gestão daquele espaço”, disse a edil sadina.

A edil sadina que reuniu recentemente com os novos donos da herdade do palácio, uma área de 600 hectares, reconhece que é “propriedade privada e não há situações de direitos de passagem”, tendo sido transmitida que o palácio é para residir.

Neste momento estão em causa a utilização do parque de estacionamento de Albarquel, os trilhos da Arrábida (dentro da propriedade) e o parque de merendas da Comenda.

“O parque de merendas está a muito a prazo, é uma situação que não aceitámos, vamos estar na defesa da utilização pública”, afirma a presidente, acrescentando que os proprietários só garantem a utilização somente este ano. “Não aceitámos, vamos ver como decorre a próxima época balnear”, lamentando que haja “muito gente a fazer ali acampamentos e fogueiras junto à casa”. “São os abusos que podem levar à decisão definitiva de não querem ali o parque de merendas”, adverte.

 “Solicitámos a utilização dos trilhos da propriedade, até porque somos um dos municípios que iniciou a acção ‘Caminhos de Santiago’ e um deles passa por ali, mas os proprietários só garantiam se a Câmara Municipal de Setúbal pagasse os prejuízos causados pelas pessoas nesses caminhos, isso era um saco sem fundo”, salienta Maria das Dores Meira, revelando que vai fazer uma contraproposta”.

admin

Recent Posts

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

1 dia ago

Fernando José recandidata-se à presidência da Concelhia do PS Setúbal

Fernando José anunciou a sua recandidatura à presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do…

1 dia ago

“Árvore da Liberdade” perpetua valores do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a “Árvore da Liberdade”…

2 dias ago

Express’Arte celebra 25 anos e 50 anos de liberdade em Palmela e Setúbal

A liberdade é o tema central da 25.ª edição do Express’Arte – Encontro de Expressões…

2 dias ago

Festas de Maio e Feira do Interior animam Odemira

A 32.ª edição das Festas de Maio e 19.ª Feira do Interior do Concelho de…

2 dias ago

Perpétua Azeitonense comemorou 142 anos

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, elogiou o papel social do movimento…

2 dias ago