Montijo

Nuno Canta renuncia ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Montijo

Nuno Canta vai renunciar a 21 de junho ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Montijo para assumir funções na Amarsul, anunciou hoje, em conferência de imprensa realizada na Casa da Música Jorge Peixinho.

Numa declaração, Nuno Canta, disse que “cesso funções enquanto presidente da Câmara do Montijo com as mãos limpas, com sentido de ter feito tudo o que estava ao nosso alcance para melhorar a minha terra, com contas certas e, já agora, com obra feita”, sublinhando que “saio, também, com ensinamentos de muitas das adversidades por que passamos, mais humilde, mais republicano e a acreditar nos valores da democracia, na força que têm democracia local e no poder democrático local”.

Recorde-se que Nuno Canta exercia funções autárquicas há 27 anos no município do Montijo, como vereador e depois como presidente. Foi eleito pelo Partido Socialista em 1997 e manteve como vereador até 2013, num executivo presidido por Maria Amélia Antunes. Em 2013 foi eleito presidente, ganhando três atos eleitorais, terminando mandato em 2025, para o qual já não poderia recandidatar-se por limite de mandatos.

Nuno Canta será substituído pela vice-presidente do município. Maria Clara Silva. A autarca assume funções, enquanto vereadora, desde 2005, e atualmente tem os pelouros da Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Patrimonial, Educação, Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

“É um desafio novo, naturalmente. Ser vice-presidente não é o mesmo que ser presidente. Contudo, a única coisa que gostava de dizer neste momento é que o Partido Socialista tem um programa que sufragou nas últimas eleições autárquicas e que vamos continuar a cumprir até ao final do mandato”, disse Maria Clara, questionada como encarava este novo desafio.

O executivo municipal passará a apresentar a seguinte configuração: Maria Clara Silva (presidente), acompanhada pelos socialistas José Manuel Santos e Marina Birrento; João Afonso e Ilídio Massacote, eleitos pelo PSD; e Joaquim Correia e Nuno Catarino (sucedeu a Ana Baliza, que renunciou recentemente ao cargo de vereadora), eleitos pela CDU.

admin

Recent Posts

Setúbal é terceiro distrito do país no ranking nacional de absorção de fundos do PRR

O município de Setúbal é o terceiro do ranking nacional, composto por mais de uma…

9 minutos ago

Novo espaço para acolher turistas abre no Castelo de Sesimbra

A abertura do espaço Visit Sesimbra no Castelo é o grande destaque das comemorações do…

1 dia ago

Associação Dunas Livres defende preservação de 4 terrenos ainda não construídos em Tróia

Associação Dunas Livres defende que "quatro terrenos que existem na Península de Troia, que ainda…

1 dia ago

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado e prevê investir 400 milhões

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do atual contrato de…

2 dias ago

Novo Centro Escolar de São Luís marca arranque de ano letivo em Odemira

O início do ano letivo 2024/25 no concelho de Odemira é marcado pela abertura do…

2 dias ago

Oficina Lu Ban Portuguesa inaugura Centro Europeu de Certificação de ensino tecnológico em Setúbal

Uma comitiva da região chinesa de Tianjin visitou recentemente o Politécnico de Setúbal (IPS) para a inauguração…

2 dias ago