Litoral Alentejano

Município de Grândola inaugura 20 de abril um novo núcleo museológico

A Câmara Municipal de Grândola vai inaugurar, dia 20 de abril, pelas 15h00, um novo núcleo museológico, interativo e imersivo, que conta a história do poema escrito por José Afonso que se transformou em canção e, 10 anos depois, na senha do 25 de Abril. Esta viagem inédita no tempo é uma iniciativa municipal no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A inauguração contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e com um momento musical protagonizado pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.

Já imaginou poder recuar no tempo, sentar-se no escritório da Direção Geral da Segurança, pegar no telefone e ouvir o relatório redigido pelos agentes da PIDE  que assistiram, no Coliseu de Lisboa, ao I Encontro da Canção Portuguesa, onde José Afonso cantou Grândola, Vila Morena, acompanhado por milhares de vozes? Ou ouvir o testemunho inédito de José Mário Branco sobre a gravação da canção em 1971? Ou recriar, num estúdio de gravação, a sua própria versão de Grândola, Vila Morena e partilhá-la nas redes sociais?

O novo Núcleo Museológico do Museu de Grândola percorre, passo a passo, com recurso a tecnologia interativa, a história de Grândola, Vila Morena, desde o primeiro encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, em 1964, até aos dias de hoje.

O Núcleo apresenta várias áreas de exposição, filmes e atividades interativas, um estúdio de gravação e um auditório que contam detalhadamente a história do poema-canção que ajudou a transformar Portugal numa democracia.

O novo espaço de história e cultura do município de Grândola apresenta ainda uma obra de arte original: Uma fotografia de Patrick Ulmann, que capta José Mário Branco, José Afonso e Francisco Fanhais no momento em que ensaiam os passos de Grândola, Vila Morena. Este registo fotográfico dá origem a um grande mural, da autoria de Mariana Santos, que aumenta à medida que se ouve o arrastar dos pés dos três cantores no saibro, tal como na canção.

O Núcleo Museológico Grândola, Vila Morena está instalado no 1.º andar do edifício dos antigos Paços do Concelho – na praça D. Jorge em Grândola.

admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

15 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

20 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

2 dias ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

2 dias ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

3 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago