Palmela

Monumento honra memória dos Combatentes do concelho de Palmela

O município de Palmela e o Núcleo de Pinhal Novo da Liga de Combatentes inauguraram, a 12 de outubro, o Monumento aos Combatentes do Concelho de Palmela, localizado na avenida dos Ferroviários, em Pinhal Novo.

A cerimónia contou com as presenças dos presidentes da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, da Direção do Núcleo de Pinhal Novo, Coronel Carlos Oliveira, e da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, representantes das Forças Armadas e das instituições e movimento associativo do concelho, entre outras/os convidadas/os.

Neste ato simbólico, que honra a memória dos Combatentes do concelho, o presidente da Câmara Municipal recordou o empenho do Município na concretização deste «desejo, há muito acarinhado pelo Núcleo de Pinhal Novo» e sublinhou a visibilidade e destaque do monumento, «junto ao principal eixo de circulação do maior núcleo urbano deste concelho, numa zona de forte expansão», uma «merecida homenagem aos homens e mulheres que, em diferentes épocas da nossa História e em múltiplos cenários de guerra e conflito, têm representado o nosso país, procurando proteger e auxiliar as pessoas mais vulneráveis e repor a Paz».

Álvaro Balseiro Amaro recordou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Município relativo ao «conhecimento e estudo sobre a nossa História, fundamentais para a construção do futuro» e prestou tributo a quem lutou ontem e hoje.

«Somos e seremos sempre pela Paz e, por isso mesmo, a nossa profunda gratidão aos homens e mulheres combatentes que levam o nome de Portugal ao peito em múltiplas missões pelo mundo, de cariz humanitário, vigilância, proteção e socorro, em defesa dos direitos humanos e dos valores da Solidariedade e da Paz».

Para o Presidente da Liga dos Combatentes, Joaquim Chito Rodrigues «este monumento não é um ato isolado no nosso Portugal. Junta-se ao sentimento profundo do povo português» e sublinhou, na ocasião, a «simplicidade, verticalidade e a base sustentatória» do monumento, com um significado profundo. Joaquim Chito Rodrigues recordou, também, a missão da instituição, a celebrar o centenário de existência, a par dos 126 núcleos, no país e no estrangeiro.

Na sua intervenção, o Presidente da Direção do Núcleo de Pinhal Novo, Carlos Oliveira, sublinhou a «mensagem intemporal e inspiradora» do monumento, agradeceu à Câmara de Palmela o apoio para a concretização do projeto e recordou iniciativas de solidariedade social, levadas a cabo pela instituição, sedeada no Monte Francisquinho, na Vila de Pinhal Novo e a celebrar o 12.º aniversário.

O projeto do Monumento aos Combatentes do Concelho de Palmela é da autoria do Arq.º Eduardo Varandas (Administração Central da Liga dos Combatentes) e foi executado pela Tecnorém, Engenharia e Construções, S.A.

admin

Recent Posts

Morreu Paulo Cardoso, bombeiro de Palmela, em exercício físico

Paulo Cardoso, de 43 anos, pertencente aos Bombeiros Voluntários de Palmela, morreu esta manhã, 15…

10 horas ago

Presidente da Câmara de Setúbal concorda com aeroporto em Alcochete

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que é também presidente da Associação…

16 horas ago

Semana Académica de Setúbal com Rosinha, Richie Campbell e Plutonio

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) vai realizar a Semana Académica de…

16 horas ago

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

1 dia ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

2 dias ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

3 dias ago