Milhares de pessoas receberam a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo

Seis centenas de romeiros de vários pontos do país voltaram a cumprir a tradição, no passado sábado, dia 23, ao chegarem a Viana do Alentejo, depois de quatro dias pelos campos, naquela que foi a 20.ª edição da Romaria a Cavalo que ligou os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo, sob o olhar de N.ª Sr.ª da Boa Viagem e de N.ª Sr.ª D’Aires.


Após um interregno de dois anos, esta foi uma das maiores romarias de sempre, com um número de cavalos inscritos muito próximo das cinco centenas.


Este ano a Romaria a Cavalo teve como padrinhos a apresentadora Mónica Jardim e o ator e cantor F.F. que acompanharam a última parte do percurso na vila.


Para receber os milhares de visitantes que deram as boas vindas aos romeiros, o Município de Viana do Alentejo preparou um programa cultural que incluiu animação de rua em vários locais da vila com cante alentejano com os grupos corais do concelho, danças do concelho e música popular.
E porque a Romaria se faz de fé, houve ainda duas procissões, uma no sábado, à noite, e outra no domingo que ligou o centro da vila ao santuário, seguida de missa campal.

O Concurso Janelas, Varandas e Montras Engalanadas na Chegada da Romaria voltou a colorir a vila, com a população a embelezar as suas casas para receber romeiros e visitantes, com colchas, mantas e outros adereços, outrora exibidos em ocasiões religiosas, e tão caraterísticos desta romaria que consagra, como poucas, a união entre o sagrado e o profano.


De salientar, também, a transmissão em direto do Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, do programa da RTP1 “Aqui Portugal”, que ao longo da tarde de sábado, deu a conhecer o que de melhor o concelho de Viana tem para oferecer e acompanhou a chegada da Romaria a Viana do Alentejo.
Recorde-se que a Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos Municípios da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, da Hidrauviana, da Vangflor e da Delta Cafés.