Litoral Alentejano

Laboratório de Intervenção Territorial “Odemira: Da paisagem à sonoridade” entre maio e junho

O Laboratório de Intervenção Territorial “Odemira: Da paisagem à sonoridade”, promovido pela Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer, Município de Odemira e CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, terá lugar entre 31 de maio e 30 de junho, no concelho de Odemira.

Este Laboratório, integrado no Fórum Artes e Ofícios: Transmitir o Fazer, tem por objetivo dar a conhecer duas grandes áreas de produção artesanal que marcam a região: a construção da Viola Campaniça e a produção de peças artesanais com fibras vegetais silvestres, com especial destaque para o esparto.

A iniciativa inclui a segunda itinerância da exposição “Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral”, que integra peças produzidas em Odemira. A inauguração da mostra está agendada para o dia 1 de junho, pelas 17.30 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, e contará com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Ao longo do mês de junho serão dinamizadas visitas guiadas à exposição, mediante marcação, bem como visitas ao Centro CVVCCI – Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, em São Martinho das Amoreiras. No dia 30, o Quintal da Música recebe uma conversa informal em torno da Viola Campaniça, momento de lançamento da Rota da Viola de Arame e apresentação do Livro, seguido por momento musical.

No âmbito do Laboratório de Intervenção Territorial, serão ainda promovidas oficinas de experimentação nos agrupamentos de escolas de Sabóia e Vila Nova de Milfontes, dedicadas ao esparto e à viola campaniça, em parceria com o Plano Nacional das Artes, e oficinas abertas ao público interessado nas duas práticas artesanais.

A iniciativa do Programa Nacional Saber Fazer configura uma proposta de dinamização local das práticas artesanais com maior expressão regional, através do encontro, da cocriação, interdisciplinaridade e experimentação. Os Laboratórios de Intervenção Territorial promovem um diálogo entre diferentes interlocutores de diversas áreas, tendo como preocupação dar voz aos profissionais que se encontram no centro do conhecimento técnico, produção, distribuição e comercialização dos produtos que desenvolvem nas atividades em destaque.

admin

Recent Posts

Krazye Loko lança novo single “Carta” com participação de Jess e produção de Split_86

Krazye Loko lança novo single “Carta” com participação de Jess e produção de Split_86. O…

17 horas ago

Gastronomia dos antigos romanos à mesa de restaurantes de Setúbal e Palmela

Cinco restaurantes do concelho de Setúbal e dois do concelho de Palmela, os únicos da…

18 horas ago

Projeto setubalense “Histórias que as Paredes Contam” no maior festival da Irlanda

Por iniciativa do “Histórias que as Paredes Contam”, fotografias de vinte murais portugueses vão figurar…

2 dias ago

Sardinha é rainha de semana gastronómica em Setúbal

A sardinha é o ingrediente principal dos pratos setubalenses, de 12 a 21 de julho,…

3 dias ago

Santiago Style Weekend anima ruas de Santiago do Cacém

O Santiago Style Weekend (SSW) regressa às ruas da cidade de Santiago do Cacém nos…

3 dias ago

Marinha coordena ação de busca e salvamento de homem de 71 anos ao largo de Setúbal

A Marinha através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC…

5 dias ago