Litoral Alentejano

incêndio em Odemira está dominado

O incêndio de São Miguel, na Freguesia de São Teotónio, está dominado desde as 10h15 de 9 de agosto, sem chama activa, anuncia a Proteção Civil de Odemira. No teatro de operações continuam presentes 1.051 operacionais, 320 meios terrestres, 15 meios aéreos (10 aviões e 5 helicópteros) e 17 máquinas de rasto. A área estimada afetada pelo incêndio é de 8000 ha, tendo o incêndio o perímetro de 50 km.

“Combater a tragédia e garantir a segurança de todos, mas perspetivar um futuro de esperança e apoio às populações, tem sido o foco do Município de Odemira”, refere a autarquia, sublinhando que “no decorrer do incêndio, ao longo dos dias, o presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, estabeleceu diversos contactos com o Governo, nomeadamente com a Ministra da Coesão Territorial, o Ministro da Administração Interna, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Ministra da Agricultura e com o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, bem como o Turismo de Portugal e a Entidade Regional de Turismo da Alentejo e Ribatejo”.

Os cidadãos que se encontravam em Zonas de Concentração de Apoio à População (ZCAP) regressarão a casa, “quando confirmadas as condições de segurança. Há situações de realojamentos que estão a ser acompanhadas pelos Serviços Municipais”.

Foram deslocadas 1.459 pessoas, por prevenção, pela GNR, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros, acolhidas em Zonas de Concentração de Apoio à População (ZCAP), estabelecidas pelos Serviços Municipais de Proteção Civil de Odemira, Aljezur e Monchique, em articulação com a Segurança Social.

Foram assistidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) 43 pessoas, na maioria agentes de proteção civil, 9 das quais transportadas a unidade hospitalar (5 bombeiros e 4 populares).
Continua interdita a circulação na Estrada Municipal 501 (acesso a Relva Grande) e no Caminho Municipal 1186 (entre São Miguel e Vale dos Alhos).

O Posto de Informação à população, criado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Odemira, no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, continua disponível através do número 964 697 306.

O município de Odemira reconhece “o extraordinário trabalho realizado pelas diferentes entidades que concorrem para a resolução desta ocorrência excecional, entre as diversas corporações de Bombeiros, com maior número de meios e recursos, GNR (Territorial e UEPS), ICNF, Sapadores Florestais, Afocelca, Forças Armadas, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviços Municipais de Proteção Civil de Odemira, Aljezur e Monchique, SIRESP, E-Redes, Altice, a par dos meios próprios da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)”.

admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

15 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

20 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

2 dias ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

2 dias ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

3 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago