Setúbal

Festa do Teatro de Setúbal chega a Azeitão em 2025

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, revelou que a próxima edição da Festa do Teatro de Setúbal vai estender-se a Azeitão em 2025, no novo centro cultural que vai começar a ser construído em Brejos, e terá uma sala com capacidade para entre 150 e 200 lugares. Esta revelação foi feita na apresentação do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXVI Festa do Teatro, que realizou-se a 24 de julho, na Casa da Baía e que decorrerá em vários pontos do concelho entre 21 e 31 de agosto, com extensão a 18 de setembro.

André Martins classificou esse evento como uma plataforma estratégica que valoriza e impulsiona a cultura no concelho. “Este evento transcende a mera noção de um festival: constitui, acima de tudo, uma plataforma estratégica que valoriza e impulsiona a cultura no nosso território”, disse o edil sadino.

Segundo André Martins, esta edição organizada pelo Teatro Estúdio Fontenova (TEF) em parceria com o município apresenta “uma programação rica e variada” que reforça o “compromisso de promoção das artes cénicas”, na cidade.

“O compromisso da Câmara Municipal de Setúbal com esta grande iniciativa cultural é bem forte. Além do apoio logístico para a realização do festival e para a criação artística do Teatro Estúdio Fontenova, concedemos apoios financeiros superiores a 100 mil euros”, disse ainda o autarca, reconhecendo no Teatro Estúdio Fontenova um parceiro empenhado e sempre disponível para ir mais longe na afirmação teatral e cultural de Setúbal”.

A Festa do Teatro de Setúbal terá 32 eventos que, como sublinhou o autarca, estarão “distribuídos por diversos locais emblemáticos da cidade”, como Fórum Municipal Luísa Todi, a Escola Secundária Sebastião da Gama, o Jardim do Bonfim, a Casa da Baía, a Casa da Cultura e a Gráfica – Centro de Criação Artística e o Jardim de Palhais”.

O presidente da câmara salienta que o festival tem “espetáculos ao ar livre, adequados para todos os públicos, em jardins e outros espaços exteriores, como o pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama e até em Palmela”, e que a programação deste ano inclui “uma variedade de espetáculos voltados para a infância que abordam temas como o meio ambiente, a solidariedade e a origem do mundo”.

Após assegurar que “Setúbal abre os braços” para receber novos visitantes e espetadores e “proporcionar-lhes uma experiência cultural enriquecedora e memorável”, André Martins notou que, ano após ano, o festival “cresce em prestígio e tem mais importância”, evidenciando “capacidade para atrair cada vez mais visitantes” e “contribuindo para a dinamização cultural” do concelho.

Questionado sobre quando vai ser possível o Teatro Estúdio Fontenova ter uma nova sede, o presidente da câmara recordou ter assumido o compromisso de reabilitar ou encontrar novos espaços para as associações do concelho e que neste momento “há apenas duas ou três situações em falta”, uma das quais o TEF, mas continua a ser feito um “esforço conjunto” para encontrar uma solução.

Já José Maria Dias, diretor artístico do Teatro Estúdio Fontenova e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, afirmou que os organizadores da Festa do Teatro estão “muito orgulhosos” com o que conseguiram, salientando que foi possível montar um cartaz com “espetáculos internacionais de grande qualidade artística e a baixo custo”, com companhias de Portugal, Espanha, França, Chile, Brasil, Colômbia e Roménia.

A intenção dos organizadores é “manter Setúbal no roteiro cultural”, disse o responsável, apelando para “num futuro que não seja muito longínquo, Setúbal possa contar com um espaço para acolher eventos de menor lotação” do que o Fórum Municipal Luísa Todi.

José Maria Dias alertou ainda para as dificuldades financeiras porque “o nosso orçamento é limitado”, técnicas e logísticas porque “não há condições para apresentar aqui espetáculos que gostaríamos de trazer” e ainda a falta de espaços para “trazer espetáculos maiores em termos técnicos”. “Mesmo assim temos uma programação muito atrativa e destaco ‘Judia’, com a protagonista Lara Martins, um nome ainda desconhecido, mas que faz parceria com Sofia Escobar no Fantasma da Ópera em Londres”, adiante.

O festival, que continua a ter o centro nevrálgico na Escola Secundária Sebastião da Gama e também conta com o apoio financeiro do Governo, através da Direção-Geral das Artes, tem pela terceira vez uma extensão em Palmela e, além de espetáculos de teatro, também inclui no programa música, duas exposições, um workshop e conversas sobre teatro.

O programa completo do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXVI Festa do Teatro pode ser consultado em www.festadoteatro.org.

Veja a presentação em vídeo: https://www.facebook.com/FestivalTeatroSetubal/videos/1709529396568030

admin

Recent Posts

Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal: “A quebra de produção de vinho na região será este ano entre 5 a 10%”

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, estima que a…

11 horas ago

Relatório do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na União Europeia

O grupo afeto ao diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na União Europeia (UE),…

12 horas ago

Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita: “Vamos proceder ao alargamento da Ponte do Matão”

O presidente do Município da Moita faz um balanço positivo da Festa em Honra de…

12 horas ago

Candidatura do GAL ADREPES RURAL prevê investimento de 2,6 milhões na península de Setúbal

O plano de implementação da estratégia de desenvolvimento local para as zonas rurais da península…

12 horas ago

Câmara de Alcácer e APA celebram protocolo para desassoreamento de troço do rio Sado

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e presidente do conselho…

1 dia ago

Alsa Todi inicia formação de 20 mulheres motoristas

A Alsa Todi, operadora da Área 4 do sistema de transporte público na Área Metropolitana…

1 dia ago