Feira de Sant’Iago espera 300 mil visitantes: De 29 de Julho a 7 de Agosto, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas

A Feira de Sant’Iago, que se vai realizar entre 29 de Julho e 7 de Agosto, subordinada ao tema “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, espera mais de 300 mil visitantes. Com mais de quatro séculos de história, organizada pela autarquia sadina, a feira reúne feirantes, artesanato, pavilhões institucionais e diversões, dedica o pavilhão municipal ao ano desportivo e uma exposição evocativa dos 110 anos do nascimento do fotógrafo setubalense, Américo Ribeiro.

“Em 2016 somos Cidade Europeia do Desporto e, claro, o tema da feira teria de ser o desporto e tudo o que tem sido a organização desta fantástica jornada desportiva na nossa cidade”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na passada semana, na Casa da Baía, onde foi revelado o programa completo do certame com um orçamento de 400 mil euros.

“O cartaz musical continua a ser, a par da própria feira e de tudo o que ela tradicionalmente tem, um forte motivo de atracção”, com um programa eclético “construído a pensar em todos os públicos”, salientou Maria das Dores Meira.

O Pavilhão do Município, com 250 metros quadrados, situado à entrada do certame, dedicado a “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”, vai apresentar-se “esteticamente muito forte”, revelou Sérgio Mateus, coordenador do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem e responsável pela organização da feira, adiantando que será feito o balanço de seis meses do programa e dá a conhecer os restantes eventos até ao final do ano.

Outros pontos de atracção serão uma mostra dedicada ao fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, “uma exposição que foge ao tradicional”, sublinhou Sérgio Mateus, instalada numa zona central do certame, um quiosque dedicado ao ambiente para sensibilizar as pessoas para esta temática, um pavilhão de turismo que já percorreu várias feiras europeias, revelando a oferta turística do concelho e da região.

Este ano, o Palco Setúbal, recebe todos os artistas nacionais e locais, com destaque para os concertos de Tiago Bettencourt, no dia inaugural, a 29 de Julho, e de Marco Paulo, no encerramento, a 7 de Agosto, ambos com início às 23h. O cartaz para o mês de julho reserva ainda o regresso dos Deolinda à cidade sadina, no dia 30, às 23h30. O dia seguinte, 31 de Julho, é dedicado às famílias, com o espectáculo Vila dos Heróis, às 18h. À noite, a partir das 21h15, o palco é de dois grupos típicos setubalenses, “Os Massacotes” e “Os Alcorrazes”. O programa de espectáculos de Agosto começa, no dia 1, com concertos de Mestiço, com Luís Represas e Paulo Flores, às 21h, e de Carolina Deslandes, às 23h. No dia seguinte, a 2, o palco é de Miguel Guerreiro e de António Zambujo, espetáculos agendados, respetivamente, para as 21h30 e para as 23h. Átoa, às 21h30, e Carlão, às 23h, são destaque no dia 3 no Palco Setúbal, espaço que recebe, a 4, Supernova, às 21h45, e Cais do Sodré Funk Connection, às 23h. Já no dia 5, o cartaz musical reserva concertos com o Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, às 21h45, e com Cuca Roseta, às 23h. No penúltimo dia do certame, a 6, actuam Branco, às 21h45, e Dengaz, às 23h. Já no dia 7, além do concerto de encerramento com Marco Paulo, às 23h, há novamente um espectáculo dedicado às famílias, às 18h, com “O Mundo Fabuloso de Bocage”, do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.