Setúbal

Feira das Velharias vai para largo José Afonso porque feirantes não respeitam Luísa Todi

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores, justifica a mudança da Mostra de Antiguidades e Velharias de Setúbal da placa central da avenida Luísa Todi para o largo José Afonso com o facto dos feirantes não respeitarem aquele espaço público.

“Nós avisámos várias vezes, as pessoas não têm o mínimo de respeito, não respeitam o espaço quer em relação ao regulamento que a câmara municipal criou, aos chapéus, à limpeza, ao espaço ocupado, pagam um determinado espaço e depois ocupam o dobro o triplo, obrigando as pessoas a fazerem circuitos nalguns troços para conseguir passar”, lamenta a edil sadina.

Para Maria das Dores Meira, “o mais grave de tudo, são os carros em cima da placa central da avenida” obrigando os serviços da câmara “a rectificar” constantemente “o piso porque cede com o peso das carrinhas para montagem e desmontagem das bancas”, e “gastamos dinheiro de mais para manter aquela feira”, na “reparação das calçadas e no número de funcionários que colocamos ali para limpar aquilo tudo ao final do dia porque fica cheio de lixo”.

A presidente do município disse que decidiu “não abolir a feira mas colocá-la num espaço que foi criado para este tipo de eventos”, dando como exemplos a Feira da Bagageira e eventos do turismo. “Aquele espaço têm as árvores que fazem sombra, bancos  espaço para colocar os carros, água e esgotos”, disse, adiantando que é “tudo uma questão de habituação”.

Maria das Dores Meira anunciou que será também transferido para o largo José Afonso o Mercado Agrobio que se realizava no Jardim do Quebedo.

O vereador do PS, Fernando Paulino, falando a título pessoal enquanto visitante assíduo do certame, considera que esta deslocalização “não traz vantagens para os vendedores nem para o público que visita a feira nem para a baixa da cidade que deixa de ter o fluxo de pessoas que aos sábados, pelo menos duas vezes por mês, visitavam a feira na placa central”.

Para o autarca socialista, o largo José Afonso “não está preparado para receber este tipo de eventos” e “só irá visitar a feira quem efectivamente tenha interesse nalgumas peças, enquanto na feira na placa central da avenida, era visitada por pessoas curiosas ou que visitavam a nossa cidade ou simplesmente passavam por ali”.

Recorde-se que a feira decorre, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, passará a realizar-se no largo José Afonso a partir de 17 de Março. O certame que decorria há vários anos na placa central da Avenida Luísa Todi, numa área compreendida entre o Mercado do Livramento e o Fórum Municipal Luísa Todi.

A Mostra de Antiguidades e Velharias de Setúbal, na qual é possível encontrar os mais variados artigos, de peças decorativas a colecionáveis, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

admin

Recent Posts

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

11 horas ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

2 dias ago

Fernando José recandidata-se à presidência da Concelhia do PS Setúbal

Fernando José anunciou a sua recandidatura à presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do…

2 dias ago

“Árvore da Liberdade” perpetua valores do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a “Árvore da Liberdade”…

3 dias ago

Express’Arte celebra 25 anos e 50 anos de liberdade em Palmela e Setúbal

A liberdade é o tema central da 25.ª edição do Express’Arte – Encontro de Expressões…

3 dias ago

Festas de Maio e Feira do Interior animam Odemira

A 32.ª edição das Festas de Maio e 19.ª Feira do Interior do Concelho de…

3 dias ago