Categories: DistritoEntrevistas

Entrevista com Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro: “Faço uma avaliação positiva da minha passagem pelo município”

Carlos Humberto está a um ano de completar 3 mandatos à frente da presidência da Câmara Municipal do Barreiro. O autarca, que não se pode recandidatar ao cargo, faz um balanço positivo do seu trabalho de quase 11 anos e destaca a transformação da zona ribeirinha do concelho com grandes investimentos, onde se destaca a compra e requalificação da Quinta do Braamcamp.

 

Florindo Cardoso

 

Setúbal Mais (S.M.)– Quais os principais investimentos previstos para 2016?

Carlos Humberto (C.H.)– Está previsto um conjunto vasto de intervenções entre 2016 e 2017, através de fundos próprios da câmara, outras com fundos comunitários e ainda investimentos privados em espaço público. Temos um plano de repavimentações que começou em 2015 e que continua este ano e 2017, no valor de 400 mil euros, em cada ano. Fomos informados que foi aprovada a candidatura de requalificação da Escola Básica n.º 3, aglutinando as escolas n.º 3 e 4, na antiga freguesia da Verderena, e vamos lançar já o concurso no valor superior a 2 milhões de euros. Isto obrigará durante as obras de requalificação a deslocar os alunos para pavilhões provisórios numa escola do agrupamento. Acabámos de elaborar as candidaturas de recuperação dos moinhos de vento de Alburrica e do Moinho de Maré Pequeno, cujo valor ronda os 500 mil euros, e em paralelo faremos um investimento de mais 800 mil euros na zona envolvente e na consolidação das comportas dos Moinho de Maré Grande. Neste momento, está no Tribunal de Contas para obtenção de visto a obra de ligação da rotunda do Malangatana até ao largo das Obras, uma nova via que descongestionará o trânsito no centro e permitirá a reabilitação do espaço público envolvente do Fórum Barreiro, cujo investimento situa-se entre 1 a 1,5 milhões de euros. Em relação aos investimentos privados com intervenção no espaço público, destaco a rua da União, que liga o largo das Obras ao interior das fábricas, pela Baía do Tejo, uma empreitada importante do ponto de vista da requalificação e de continuar a abrir a zona da fábrica à cidade. A Baía Tejo irá ainda requalificar a entrada do Lavradio, junto ao posto de combustível. Está também a instalar-se uma superfície comercial junto ao hospital, que fará obras de requalificação na avenida do Cais, com duas novas rotundas, ajudando a fluidez do trânsito. Na zona ribeirinha, queremos acabar as obras do Polis, accionando a garantia bancária, que deverá ser libertada dentro de poucas semanas. Estamos confiantes que a intervenção que vai avançar em Palhais, permite a dinamização económica e melhorar o espaço público e o tráfego rodoviário.

S.M. – A obra marcante que vai ficar neste mandato é a compra e requalificação da Quinta do Braamcamp, na zona ribeirinha…

C.H. – Temos previsto um conjunto de investimentos nesta zona, entre 2016 e 2017, desde a rua do Clube Naval, passando pela Quinta do Braamcamp, Bico do Mexilhoeiro, Alburrica e até à antiga estação fluvial Sul e Sueste, na avenida dos Sapadores. A curto prazo vai avançar a recuperação do Moinho de Maré na Quinta do Braamcamp bem como a limpeza e a instalação de percursos pedonais. Uma parte da ciclovia, que fará a ligação à ponte pedonal e ciclável ao concelho do Seixal, passará por esta zona.

S.M. – Dentro de poucos anos a zona ribeirinha do Barreiro transforma-se num grande parque de lazer e lúdico da cidade. É uma grande mudança?

C.H. – É uma visão estratégica que temos vindo a perseguir. Há um conjunto de intervenções que às vezes parecem isoladas mas já integram esta visão de conjunto como por exemplo a primeira fase do Polis, que agora avançará para a segunda fase, ou as obras de requalificação das avenidas da Praia e Bento Gonçalves, o passeio Augusto Cabrita, os passadiços na zona ribeirinha, a compra da Quinta de Braamcamp e do Moinho de Maré Grande e a respectiva caldeira, um conjunto de obras em Alburrica, com um parque infantil e acesso rodoviário. Tudo isto, são passos desta visão integrada, de transformar a zona ribeirinha do Barreiro.

S.M. – Acredita que estas obras vão ter impacto na economia local, gerando pequenos negócios e postos de trabalho?

C.H. – É essa nossa intenção e esperamos conseguir. Queremos, aos poucos, dinamizar a frente de rio, passando pela actividade económica, lúdica e desportiva. Estamos empenhados nisso, criando pequenas actividades empresariais e emprego e dinamizando o turismo interno do Barreiro e dos concelhos limítrofes e até algumas visitas de outras zonas devido à proximidade de Lisboa.

 

S.M. – Qual é a situação financeira da autarquia?

C.H. – A situação financeira do município tem vindo a melhorar e isso permitiu reduzir significativamente a dívida de todo o tipo e o prazo médio de pagamento a fornecedores. Queremos melhorar ainda mais e dar sustentabilidade económica e financeira ao município para garantir o futuro. Apesar de estar no último ano de mandato não quero colocar em causa o equilíbrio económico e financeiro do município.

S.M. – Conseguiu nestes 3 mandatos recuperar as contas do município já que se encontrava numa situação difícil?

C.H. – Foi muito difícil. No primeiro mandato, fomos equilibrando as contas, não conseguindo resolver completamente os problemas, mas melhorando. Depois com a crise, foi uma situação dramática e agravou-se ainda mais, mas fizemos este esforço, nos últimos 3 anos, com prejuízos para o funcionamento do município e da cidade mas hoje é possível afirmar que as contas estão controladas e com tendência a melhorar, incluindo a capacidade de resposta aos anseios da população.

S.M. – Em relação ao IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) mantém a mesma taxa?

C.H. – Temos uma taxa de 0,4% e ainda não decidimos o que vamos fazer para o próximo ano. Apesar de ser possível a taxa máxima de 0,5%, mantivemos em 0,4%, devido às questões de sustentabilidade económica e financeira do município que são muito importantes. Quero afirmar que não vamos correr riscos.

S.M. – Quanto à questão dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), ficou satisfeito pelo tribunal ter recusado a providência cautelar dos Transportes Sul do Tejo (TST)?

C.H. – Temos um sistema de transportes, cumprimos com a legislação e temos feito um esforço muito significativo, e na minha opinião com resultados positivos, na capacidade de resposta dos TCB, numa aposta nas questões tecnológicas e de informação aos utentes. Temos o problema que urge resolver que é a idade da frota, estamos a trabalhar na renovação mas não é fácil porque é um investimento muito elevado. Neste quadro novo de legislação acordamos com o concelho da Moita em efectuar duas carreiras, a 1 e 2, na freguesia da Baixa da Banheira, passando pelo Vale da Amoreira. Os TST reagiram mal a este facto e colocaram uma providência cautelar para impedir a concretização deste acordo mas o tribunal deu razão às câmaras da Moita e do Barreiro. A nossa intenção é a curto prazo, antes do período de férias, alargar as carreiras àquelas zonas.

S.M. – O presidente da Câmara de Palmela também já manifestou a intenção de solicitar os serviços do TCB, na zona da Quinta do Anjo (Penalva). Qual a sua opinião?

C.H. – A solução para o concelho de Palmela exige outros meios e ponderação. De qualquer forma, até pela razão de trabalhar em conjunto com os outros municípios, podemos dizer que é uma possibilidade mas terá de ser estudado.

 

S.M- Como tem acompanhado a situação do Hospital do Barreiro, nomeadamente as queixas dos utentes?

C.H. – Com muita preocupação. O município do Barreiro já fez várias diligências mas é minha convicção de que os municípios servidos pelo Centro Hospitalar Barrreiro/Montijo deveriam conjuntamente tomar a iniciativa de procurar sensibilizar o Ministério da Saúde para encontrar soluções que respondam às necessidades da população destes concelhos.

S.M. – Faz um balanço positivo destes 3 mandatos?

C.H. – Faço uma avaliação positiva da minha passagem pelo município do Barreiro. É a minha opinião e o meu balanço, admito que outros fazem outra avaliação, mas digo com sinceridade que foram anos globalmente positivos.

 

 

 

 

admin

Recent Posts

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

8 horas ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

8 horas ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

1 dia ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

3 dias ago

Fernando José recandidata-se à presidência da Concelhia do PS Setúbal

Fernando José anunciou a sua recandidatura à presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do…

3 dias ago

“Árvore da Liberdade” perpetua valores do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a “Árvore da Liberdade”…

3 dias ago