Setúbal

Embaixada da China e Politécnico de Setúbal estudam “novos canais de colaboração”

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu, no último dia 23, a visita do embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, para conhecer no terreno a Oficina Lu Ban Portuguesa, uma unidade de ensino e investigação na área da Indústria 4.0 aqui instalada desde 2018 numa parceria com o Governo Municipal de Tianjin, e estudar formas de reforçar e ampliar a colaboração já existente.

Acompanhado da diretora de Educação da Embaixada Chinesa em Portugal, Chen Mo, o representante do Estado chinês disse ter encontrado no IPS uma “combinação entre uma visão muito prática do ensino e uma investigação de alto nível”, considerando por isso que a Oficina Lu Ban “encontrou um parceiro ideal em Portugal”.

Neste sentido, com base nos bons resultados já alcançados, o embaixador Zhao Bentang propôs a criação de “novos canais de colaboração para acrescentar valor a esta plataforma”, nomeadamente através do reforço do ensino da língua chinesa no IPS, área em que já existe oferta, desde 2019, graças a uma parceria com o Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa (ICUL).

Como resultado, teremos “profissionais altamente qualificadas na área da tecnologia e ao mesmo tempo com domínio da língua chinesa, tornando-se mais competitivos no mercado de trabalho”, disse, colocando-se ao dispor para apoiar o desenvolvimento conjunto de uma Oficina Lu Ban que possa ser “uma referência de intercâmbio cultural e interpessoal entre a China e Portugal”.

No encontro, o IPS fez-se representar pela sua presidente, Ângela Lemos, que destacou a importância da Oficina Lu Ban como “espaço único com tecnologia de ponta que permite a docentes, estudantes e parceiros o desenvolvimento de projetos técnico-científicos no âmbito da industria 4.0, permitindo que o IPS tenha um contributo efetivo na indústria da região”. Estiveram também presentes a vice-presidente para a Internacionalização, Luísa Carvalho, o coordenador da Oficina Lu Ban Portuguesa, José Lucas, e o diretor da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), Nuno Nunes, estabelecimento onde se encontra instalado este laboratório.

As Oficinas Lu Ban, que levam o nome do carpinteiro, engenheiro e inventor chinês da dinastia Zhou, admirado como um Leonardo da Vinci do Oriente, são plataformas de colaboração tecnológica entre a China e os países destinatários, inscrevendo-se na estratégia de internacionalização do país. A unidade instalada no IPS é a única existente em Portugal e a sexta no mundo, distinguindo-se por ser um espaço agregador de várias áreas disciplinares em torno do paradigma da Indústria 4.0, funcionando em estreita colaboração com o corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin.

admin

Recent Posts

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

15 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

23 horas ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago

Câmara de Setúbal adjudica empreitada para construção de Unidade de Saúde Familiar da Bela Vista

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou a 8 de maio, a adjudicação da empreitada de…

3 dias ago