Dores Meira idealiza esculturas dos chocos

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, foi a responsável pela ideia da criação das novas obras de arte que embelezam o espaço público nos extremos nascente e poente da avenida Luísa Todi e exaltam um dos símbolos gastronómicos da cidade, o choco.

A revelação foi feita ao jornal Setúbal Mais pela edil sadina, adiantando que a ideia foi concretizada através do ilustrador setubalense Zé Nova ao longo de dois anos.

A homenagem ao choco frito de Setúbal, em género de ilustração, é feita pelo “Choco Pessoa”, instalada perto da rotunda das Fontainhas e inspirada na escultura evocativa de Fernando Pessoa existente no café “A Brasileira”, em Lisboa, e pelo “Choco Frigideira”, esta colocada na zona de acesso às praias da Arrábida, ambas junto aos principais restaurantes de choco frito da cidade.

“Idealizei estas esculturas porque considero que Setúbal é uma cidade monumental e tem de puxar pelas coisas que a diferencia e a torne diferente doutras cidades”, salientou Maria das Dores Meira.

“O choco frito é um marco de Setúbal e então imaginei criar um choco a fugir da frigideira porque está farto de ser frito e decidi colocá-lo junto ao ‘Leo do Petisco’, um dos restaurantes emblemático de choco frito, e o ‘Choco Pessoa’, junto a outro restaurante emblemático, a ‘Casa Santiago’, onde as pessoas se podem sentar ao seu lado à semelhança do Fernando Pessoa que está no Chiado, e brinquei um pouco colocando uma tatuagem com o coração ‘I love Setúbal’”.

“O processo não foi fácil porque levei mais de dois anos a pedir a alguém para desenhar um choco a fugir e outro sentado, e foi concretizado pelo Zé Nova, também um setubalense, que teve alguma dificuldade em executar as esculturas”, confessou a autarca, acrescentando que “toda a gente gostou e foi aprovado pelo executivo camarário”.

As esculturas foram feitas pela mesma empresa dos “Pasmadinhos” que estão no jardim do Bonfim, em fibra de vidro, resistente às condições climatéricas.

“Está toda a gente de parabéns, o executivo que decidiu aprovar a ideia, o Zé Nova que desenhou tão bem estes chocos e com uma expressão tão gira”, adiantou Maria das Dores Meira.