Setúbal

Construção do Centro Escolar Barbosa du Bocage vai avançar dentro de dias

A Câmara Municipal de Setúbal consignou, a 2 de setembro, a obra do novo Centro Escolar Barbosa du Bocage, no bairro do Liceu, permitindo iniciar brevemente a construção de uma nova escola básica de 1.º ciclo com jardim de infância e pavilhão polivalente, bem como a alteração da portaria da atual EB Barbosa du Bocage, de 2.º e 3.º ciclos.

Trata-se de um investimento de 5,3 milhões de euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, Comunidades em Ação, candidatura OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial Através das Margens, que vai acrescentar valor e mais condições de ensino à rede pública do pré-escolar e do 1.º ciclo e valoriza o projeto educativo do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage.

O novo edifício terá oito salas de aula para o 1.º ciclo com acesso a compartimento de arrumos e a sala de expressão plástica com bancada e lavatório e três salas de atividades para ensino pré‐escolar, cada uma com instalação sanitária, zona de arrumos, zona de cabides e acesso direto ao logradouro. Haverá ainda duas salas de prolongamento para o ensino pré‐escolar e para o 1.º ciclo/biblioteca e um Centro de Apoio à Aprendizagem – antiga Unidade de Ensino Estruturado – para alunos com necessidades educativas especiais, incluindo instalação sanitária adaptada a pessoas de mobilidade condicionada.

O edifício terá áreas complementares e de apoio ao funcionamento da escola, como um refeitório para 200 alunos do 1.º ciclo e 75 do jardim de infância, para funcionar em turnos, núcleo da cozinha com confeção própria, núcleos de instalações sanitárias por cada piso, instalações sanitárias acessíveis, salas de informática, de professores e de pessoal não docente, duas salas de apoio, salas de arrumos e áreas técnicas.

O pavilhão polivalente, destinado a servir preferencialmente a nova escola básica de 1.º ciclo e colmatar necessidades pontuais da atual EB Barbosa du Bocage, inclui, por seu turno, uma sala polivalente/ginásio, duas instalações sanitárias adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, zona de cabides, arrumos e área técnica.

Está prevista a criação de duas novas portarias de acesso ao Centro Escolar Barbosa du Bocage, ambas com uma instalação sanitária e zonas exteriores cobertas – uma portaria destinada ao controlo de acessos à área de 2.º e 3.º ciclos, dotada de torniquetes acessíveis a pessoas de mobilidade reduzida, e outra destinada à área de 1.º ciclo com jardim de infância.

A portaria atual da Escola Básica Barbosa du Bocage será alvo de uma pequena intervenção, de modo a permitir a sua reconversão para arrumos afetos aos espaços exteriores da escola.

O novo imóvel fica enquadrado com os demais edifícios escolares existentes, localizado a sul do conjunto edificado, na zona onde atualmente existem os três campos de jogos de pequenas dimensões e um campo polivalente da EB Barbosa du Bocage.

Os projetos do edifício escolar, do ginásio polivalente e dos espaços exteriores foram concebidos de acordo com os requisitos NZEB, ou seja, propondo soluções em que as necessidades de energia são cobertas, em grande medida, por energia proveniente de fontes renováveis, o que conduzirá a uma redução significativa das emissões para a atmosfera.

Nas fachadas das novas construções procurou-se a harmonização da imagem com a das edificações pré‐existentes, nomeadamente com a introdução de tijolo de burro de face à vista nos embasamentos, o que assegura simultaneamente uma maior proteção contra impactos, e de betão à vista em palas e outros elementos exteriores.

Os trabalhos implicam ainda um conjunto de beneficiações no espaço público envolvente àquele estabelecimento de ensino, concretamente defronte da avenida de Angola, com a redefinição das áreas ajardinadas e a reformulação das acessibilidades pedonais, nomeadamente nos acessos à escola.

admin

Recent Posts

Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal: “A quebra de produção de vinho na região será este ano entre 5 a 10%”

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, estima que a…

12 horas ago

Relatório do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na União Europeia

O grupo afeto ao diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na União Europeia (UE),…

12 horas ago

Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita: “Vamos proceder ao alargamento da Ponte do Matão”

O presidente do Município da Moita faz um balanço positivo da Festa em Honra de…

12 horas ago

Candidatura do GAL ADREPES RURAL prevê investimento de 2,6 milhões na península de Setúbal

O plano de implementação da estratégia de desenvolvimento local para as zonas rurais da península…

12 horas ago

Câmara de Alcácer e APA celebram protocolo para desassoreamento de troço do rio Sado

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e presidente do conselho…

1 dia ago

Alsa Todi inicia formação de 20 mulheres motoristas

A Alsa Todi, operadora da Área 4 do sistema de transporte público na Área Metropolitana…

1 dia ago